A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

30/09/2018 11:30

A+ A-

Aventureiro e desbravador, Marechal Rondon conquistou MS e hoje é nome de rua

Sobrinho-neto do militar fala com orgulho da família Rondon

Cândido Mariano da Silva Rondon, ou apenas Marechal Rondon como é mais conhecido, é mato-grossense, mas conquistou Mato Grosso do Sul com seu estilo aventureiro e desbravador. Aqui, ele fez história e virou até nome de umas das ruas mais famosas de Campo Grande.

Quem conta brevemente a história da família é Roberto Rondon, sobrinho-neto de Marechal, que hoje divide seu tempo entre fazendas na região do Pantanal e Campo Grande. Criado em Aquidauana e Corumbá, Roberto conta que sempre teve interesse em saber mais sobre a história da família, que carrega no sangue o nome de um grande homem da história brasileira.

Segundo Roberto, entre as histórias mais marcantes de Marechal Rondon está a expedição Roosevelt, onde o brasileiro acompanhou o ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao Pantanal para buscar material que seria levado para o Museu de História Natural de Nova Iorque. 

''Ele (Marechal) se interessava muito por topografia, era positivista, foi percursor de muitas ideias da Nova República do Brasil", lembrou o sobrinho-neto.

Roberto também lembrou que Marechal Rondon não é o único homem da família que fez história em Mato Grosso do Sul. A mãe e um tio foram os responsáveis pela fundação da cidade de Aquidauana. Para Roberto, carregar o sobrenome Rondon, de uma família que tanto contribuiu para a construção do Estado é uma honra.

Hoje, Marechal Rondon é nome de rua de Campo Grande e outros membros da família - Tomásia Rondon e Aniceto da Costa Rondon - também dão nomes às ruas da cidade.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024