FIEMS JUNHO

quarta, 19 de junho de 2024

Busca

quarta, 19 de junho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

há 1 semana

Sonho de cuidado humanizado virou realidade em serviço de transporte de pacientes em MS (vídeo)

Jara chegou a Campo Grande a bordo de uma moto, com uma mochila e um sonho, que transformou em realidade

11/06/2024 às 11:00 |

Méri Oliveira

Nossas vidas são marcadas por situações completamente inesperadas, que afetam a nossa saúde e de familiares, podendo virar o nosso mundo de pernas para o ar de uma hora para outra. É o caso quando uma pessoa precisa de transporte para socorro imediato, transferência entre instituições hospitalares, entre outras possibilidades.

Nessas horas, em que tanto pacientes e familiares estão fragilizados, é importante contar com profissionais que possam nos "guiar pela mão", com seriedade e profissionalismo, mas, sobretudo, com o coração, também. E é isso o que a 'Anjos Atendimento e Apoio Emergencial', ou apenas 'Anjos Remoções', faz.

Rafael Jara e Giselli Oliveira são casados e estão à frente da empresa: ele, enfermeiro e responsável técnico, ela, psicóloga, conduzem os trabalhos de acordo com a maneira como gostariam de ser tratados, principalmente por já terem enfrentado situações difíceis, onde a empatia - ou a falta dela - fez muita diferença. 

Rafael chegou a Campo Grande, vindo de Bela Vista, ainda no início dos anos 2000, como ele mesmo nos contou, "em uma CG 125 e uma mochila nas costas", cheio de sonhos, vontade de crescer e evoluir. O começo não foi fácil, mas ele se saiu bem, passou por outras empresas de saúde, e foi galgando, aos poucos, os degraus até onde queria chegar. 

Em 2010, a semente do sonho, plantada, começava a germinar. "Comecei como condutor de emergência, fiquei sete para oito anos, mais ou menos, para a Unimed. E aí, lá que surgiu essa vontade de ter uma empresa, em 2010, eu coloquei no meu coração. Só que era muito distante ainda, em 2012 eu entrei na Faculdade de Enfermagem. E em 2020 eu estava como RT da empresa que é pioneira no serviço, que é a QualiSalva", conta o Enfermeiro Jara.

Em 2016, ele e Giseli se casaram, e o sonho passou a ser um "sonho que se sonha junto", em direção à realidade. Após 2020, Jara ainda teve um "baque", profissionalmente falando, mas decidiu que era hora de investir no sonho e começar a construção do legado. 

"E aí foi que 'juntamos as moedinhas' para comprar a nossa primeira ambulância, e aí começou. E eu tinha um nome já, tinha logo, tinha tudo em mente, no meu coração também, o jeito que eu queria trabalhar, né? E foi que surgiu a Anjos, em plena pandemia. Hoje nós fizemos três anos de empresa, nós temos três unidades hoje, três ambulâncias", conta Jara.

As viaturas estão aptas a fazer transporte e remoção com suporte básico, mas, também, avançado, ou seja, são, também, UTIs móveis, nas quais é feito, inclusive, o atendimento de recém-nascidos e pacientes neonatais. 

Tratamento humanizado

Giseli explica que o atendimento humanizado pode ter impactos importantes na saúde do paciente.

"O impacto vai acontecer em todas as áreas, ele vai ter melhor adesão ao tratamento, a pessoa já vai com uma positividade para o tratamento. Se ela estiver sendo internada, se for passar por uma cirurgia, vai com positividade, com uma confiança, isso faz toda a diferença, até mesmo no resultado da cirurgia, do tratamento, seja qual for ele. Há estudos que comprovam que pessoas que têm esperança, têm fé, têm confiança, têm um resultado muito maior e melhor na cura, muito mais significativo do que pessoas que estão sem esperança", assevera a profissional.

Jara explica, por sua vez, que o tratamento humanizado às famílias é algo do qual ele faz questão, é uma orientação passada aos colaboradores de sua empresa, e que deve ser seguida à risca.  

Mas o que é importante salientarmos aqui, também, é que o trabalho da Anjos Remoções vai muito além do transporte, seja ele de suporte básico ou avançado. Por vezes, a equipe orienta a família em relação a outros detalhes que passam despercebidos e que são importantes na lida diária com o paciente, como a necessidade de se fazer aspiração, posicionamento do paciente, entre outras informações que não são tão comuns ao público leigo e que não tem formação na área de enfermagem. 

Além disso, Enfermeiro Jara também considera que é necessário valorizar o profissional da enfermagem, que, por vezes, não é tratado como deve, como merece, apesar de ser um trabalhador que carrega responsabilidades muito grandes e lida, diariamente, com vidas que chegam a ser totalmente dependentes de sua dedicação. 

O ofício da enfermagem, desempenhado com amor é, no final das contas, o que move a Anjos Remoções e faz, afinal, com que as famílias atendidas se sintam seguras durante o período de adversidade, e tenham gratidão depois, quando a tempestade passa. Segundo Jara, isso é algo que não tem preço, mas tem valor inestimável. 

Serviço:

A Anjos Atendimento e Apoio Emergencial fica na Avenida Ernesto Geisel, 5544, no Bairro Cabreúva, em Campo Grande. 

Mais informações podem ser obtidas por meio dos números (67) 99629-1118 e (67) 3253-0755, os dois, no WhatsApp.

No Instagram, é possível encontrar @anjosremocoesms.

Confira:

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO