sexta, 26 de junho de 2026

Busca

sexta, 26 de junho de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

há 1 hora

Literatura de MS ganha destaque com projeto entre escola e escritora em São Gabriel do Oeste

Evento marca encerramento do projeto 'Poesias e Prosas do Mato Grosso do Sul'

A literatura produzida em Mato Grosso do Sul será celebrada em uma noite especial nesta sexta-feira (26), em São Gabriel do Oeste, município a 137 quilômetros de Campo Grande. A culminância do projeto "Poesias e Prosas do Mato Grosso do Sul", desenvolvido pela professora Meire Figueiredo (Meire) com os alunos do 5º ano F da Escola Municipal Nilma Glória Gerace Gazineu, acontece às 19h, no Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm, com participação aberta à comunidade.
 
O evento contará com a presença da escritora Sandra Andrade, autora de obras voltadas ao público infantojuvenil e reconhecida por abordar, de forma lúdica e poética, a riqueza dos biomas Pantanal e Cerrado. Durante a programação, a autora fará contação de histórias e participará de uma noite de autógrafos do livro "Leninha, a Sucuri do Pantanal".
  
Leitura, identidade e preservação ambiental

Na obra mais recente, Sandra Andrade apresenta a história de Leninha, uma jovem sucuri que conduz os leitores por uma jornada de descobertas sobre a fauna, a flora e a importância da preservação do Pantanal. A narrativa utiliza a imaginação e a poesia para despertar nas crianças o sentimento de pertencimento e cuidado com a natureza.
 
A inspiração para a personagem surgiu a partir de uma história real. O nome Leninha é uma homenagem à bióloga e médica-veterinária Paula Helena Santa Rita, que participou, junto ao Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), do resgate e salvamento de uma sucuri no Pantanal. O episódio inspirou a autora a transformar a experiência em literatura, aproximando as crianças da educação ambiental por meio da fantasia.
 
O livro conta ainda com ilustrações de Arthur Andrade Bellini e prefácio assinado por Paula Helena Santa Rita, reforçando a conexão entre a obra, a ciência e a preservação da biodiversidade sul-mato-grossense.
 
"A inspiração veio da preservação e da contemplação dos nossos biomas Pantanal e Cerrado. Pensei em formar pequenos leitores para uma vida inteira, crianças que possam semear a importância de proteger e valorizar a fauna e a flora sul-mato-grossenses", destaca a escritora.
 
Parceria

Professora há 35 anos, Meire desenvolve anualmente projetos de incentivo à leitura. A educadora acompanha o trabalho de Sandra Andrade há quase duas décadas e já promoveu outros encontros da autora com estudantes da rede municipal.
 
"Todo ano procuro desenvolver um projeto voltado para a leitura. Neste ano, aproveitando o mês do meio ambiente, resolvi dar destaque especial às obras da Sandra, que dialogam diretamente com esse tema e com a realidade das nossas crianças", explica.
 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias