Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Apenas dez alunos entraram via concurso no Colégio Militar de Campo Grande

Apenas 1 em cada 4 alunos de colégios militares do Brasil entra por processo seletivo

04 setembro 2021 - 08h05Por Rayani Santa Cruz

O Metrópoles divulgou que apenas dez alunos do Colégio Militar de Campo Grande entravam via processo seletivo, já que 228 são filhos de militares e entram por indicação e sete entraram por sorteio em 2021. O assunto veio à tona após a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de inscrever sua filha mais nova no Colégio Militar de Brasília (CMB) sem passar por processo seletivo.

A política educacional do Exército que possui os colégios militares, escolas públicas e estão entre as melhores escolas do país é um tanto 'diferenciada'. Apesar de serem financiados com recursos do Orçamento da União, reservam a maioria das vagas para parentes de membros da força.

No último período letivo, apenas um em cada quatro alunos em colégios militares ingressou por concurso, única forma de filhos de civis entrarem em um colégio militar (com exceção da autorização expressa do comandante do Exército). As menores proporções de filhos de civis estão no CMB e no Colégio Militar de Curitiba. Nos dois casos, apenas 4,1% das matrículas são oriundas da prova.

Os números que serviram de base para o cálculo do (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, foram obtidos por meio de um pedido da Lei de Acesso à Informação (LAI) Brasileiro.

Como entrar?

Há três maneiras de conseguir uma vaga nos colégios militares. A primeira é quando o militar se muda de cidade e tem filhos (ou dependentes) com idade escolar. O segundo é por sorteio, que atende dependentes de militares que não se enquadram nas regras do critério anterior. Por fim, há o concurso. A prova é realizada para distribuir as vagas remanescentes no colégio no 6º ano do ensino fundamental e no 1º do ensino médio.

Veja no gráfico a quantidade de matrículas em Campo Grande e os dados completos clicando aqui.

Caso o CMCG queria se manifestar o espaço está aberto.

(Gráfico: Reprodução Metrópoles.)