O gato Tobias, de 7 anos, que possui apenas três patas e heterocromia (um olho azul e outro verde) está desaparecido desde a madrugada do dia 19 de maio, quando foi atacado por um cachorro solto, que estava acompanhado por seu tutor sem guia ou coleira, na Praça Coophasul, no Bairro Coophasul, em Campo Grande.
O ataque ocorreu por volta das 4h30 da manhã. Câmeras de segurança de um vizinho registraram o momento em que o cachorro de porte médio, vira-lata, avança contra Tobias, que estava na calçada em frente à casa de sua tutora, Jaqueline Ferreira Brum, de 45 anos.
Segundo o vídeo, o animal chega a derrubar o gato, que consegue se levantar e foge pelo muro do vizinho. Desde então, ele não foi mais visto.
Jaqueline relatou que o tutor do cachorro, já conhecido na região por andar de madrugada com o cão solto, não fez nada para impedir o ataque, nem prestou ajuda após a agressão.
"Simplesmente deixou ele lá caído ao lado da árvore. Meu marido foi falar com ele, e ele respondeu que 'não sabia se o cachorro tinha matado ou não'. Aquilo foi desumano", desabafou.
O histórico do tutor do cachorro preocupa os moradores da região. Segundo relatos, ele já foi visto em outras ocasiões incentivando o animal a avançar contra outros bichos e até mesmo contra pedestres.
"Quem faz caminhada por aqui sabe que ele nunca segura o cachorro, que late, avança e ninguém controla", afirmou Jaqueline.
Tobias teve uma das patas dianteiras amputada após uma queda do telhado no ano passado, por conta disso, o gato também sofre de traumas. "Ele ficou meses em recuperação, foi um processo lento. Ele só confia em mim, não deixa mais ninguém se aproximar. Com certeza está em pânico, escondido, com medo", disse Jaqueline.
A tutora está oferecendo R$ 300 de recompensa para quem encontrar o animal. Quem souber do paradeiro de Tobias, o telefone (67) 9275-1531 está disponível.
Veja: