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Campo Grande

20/08/2018 15:50

Após cinco dias fechado, HU volta a receber pacientes mas superlotação continua

Todos os 26 leitos da unidade já estavam ocupados desde a manhã de hoje

O Pronto Atendimento Médico do Hospital Universitário foi reaberto na manhã desta segunda-feira (20), em Campo Grande. O setor ficou fechado por três dias, pois operava com quase o triplo da capacidade, que é de 26 leitos. No início da tarde de hoje, havia 26 pacientes sendo atendidos no HU, mas a unidade informou que o número de doentes deve dobrar nos próximos dias.

Conforme informado pela assessoria de comunicação do HU, o hospital sempre operava com, no mínimo, o dobro da capacidade. ''Superlotação é rotina'', destaca a unidade.

A reabertura ocorreu após acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, intermediado pelo Ministério Público Federal, na sexta-feira (17). O órgão municipal se comprometeu a regular menos pacientes para a unidade.

O hospital informou que várias medidas poderiam ser tomadas para reduzir a superlotação, mas só o comprometimento da Sesau em não encaminhar pacientes sem regulação, já deve amenizar a situação de caos no atendimento.

Ainda de acordo com a unidade hospitalar, muitos pacientes são encaminhados para lá com a classificação de emergência, mas que poderiam ser tratados em outras unidades de saúde, já que não correm risco de morte.

Problemas

Outra solução para os problemas da unidade, diz o HU, seria a reestruturação do sistema de saúde no interior do Estado, já que cerca de 35% dos pacientes vem de lá. Também foi destacado que 40% dos pacientes nesse domingo (19) eram do setor ortopédico, e se o Hospital do Trauma já estivesse em funcionamento poderia absorver esta demanda.

Perfil

Conforme destacado pelo hospital, o HU tem como atribuição essencial ser um hospital-escola e assim atender as necessidades dos cursos de saúde da UFMS. Portanto, diz a assessoria, não há interesse nem condições de aumentar a estrutura para atendimento.

Resultados

A reunião entre diretoria do HU e Sesau resultou nos seguintes compromissos:

Pelo HU, ficou o compromisso de receber exclusivamente pacientes regulados, ressalvados os casos urgentes de risco de morte que ingressarem no hospital, os quais deverão ser comunicados imediatamente à Central de Regulação pelo sistema CORE;

 A exclusividade de atendimento aos pacientes via regulação se estenderá àqueles procedentes do ambulatório, cujo atendimento deva ser precedido, necessariamente, de senha do Sistema de Regulação;

Será providenciada autoria dos pacientes classificados como “amarelo” e “laranja” (gravidade mediana);

Será realizada campanha de conscientização dos pacientes do hospital sobre a nova dinâmica de atendimento, que compreenderá apenas os usuários do SUS devidamente regulados;

Haverá a reabertura do Pronto Atendimento Médico no dia 20/08 (segunda-feira), observando-se a nova dinâmica de atendimentos.

Pela Sesau ficou estabelecido:

Enviar relatórios diários, via email, ao HU, ao MPF e ao MPE, com os nomes e respectivas senhas do Sistema de Regulação dos pacientes encaminhados ao Pronto Atendimento Médico do HU, bem como daqueles encaminhados à Santa Casa e Hospital Regional no mesmo período;

Disponibilizar um servidor para realizar conferência diária do Pronto Atendimento Médico do HU, com a finalidade de verificar nomes e senhas do SISREG dos pacientes.

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