A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), respondeu a denúncia feita por um auxiliar de serviços gerais, que ficou mais de quatro horas esperando atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário, em Campo Grande.
Conforme o denunciante, ele presenciou um cadeirante que gemia de dor e estava sem atendimento.
Em nota, a Sesau disse que a unidade a unidade estava atendendo com quatro médicos clínicos e seis pediatras no período da tarde. Em razão da alta demanda registrada nesta quarta, foi acionada a equipe móvel com dois mais dois médicos para reforçar o atendimento.
"Cabe esclarecer que a UPA é uma unidade de urgência e emergência e o atendimento se dá por ordem de prioridade seguindo uma classificação de risco. Em casos de menor gravidade, aqueles classificados como azul ou verde, o tempo de espera para atendimento é de 4h. Casos de maior gravidade, classificados como amarelo ou vermelho, têm atendimento priorizado. É importante ressaltar ainda que existem pacientes em observação nas enfermarias que demandam atenção da equipe o que, consequentemente, ocasiona uma espera maior para o atendimento de pacientes que encontram-se na recepção. São pacientes que, na maioria dos casos, são de maior gravidade e precisam ser reavaliados com maior frequência".
A Sesau também alega que no mês de abril houve um aumento siginificativo na procura de atendimento.
" Houve um aumento exponencial na procura por atendimento neste mês, sobretudo nas unidades de urgência e emergência, o que acarreta na sobrecarga do serviço. Medidas como o reforço no quadro de profissionais, através da convocação de mais médicos, entre outros, já foram adotadas para minimizar tal situação e assegurar a assistência necessária à população.