A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

19/07/2019 07:00

A+ A-

'Big Brother' de comerciantes tem 172 câmeras e reduz onda de crimes no centro da Capital

Entidade aponta que em um dos locais monitorados, ocorrências zeraram

Sistema de videomonitoramento usado pelas polícias com câmeras de segurança de comerciantes em Campo Grande completou sete meses com boa avaliação, diz a Câmara de Dirigentes Lojistas. Hoje, o sistema ‘’Cidadão Integrado’’ conta com 172 câmeras e teria zerado ação de criminosos, por exemplo, na Praça dos Imigrantes, no Centro. 

De acordo com o presidente da CDL, Adelaido Vila, o projeto começou no final de dezembro de 2018 com 50 câmeras, fruto de parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública. 

"Em outras áreas da cidade reduziu bastante [a criminalidade]", acrescenta Adelaido. 

Vila conta que a ação começou no 1º BPM e hoje atinge todos os batalhões da PM, inclusive o BP Choque. Nele, a polícia tem acesso às imagens das câmeras de segurança dos comércios participantes em tempo real e pode promover ações para combate à criminalidade.  

"... além disso, temos 90 tablets, que o governo cedeu, dentro das viaturas e com o aplicativo do sistema instalado, para que os PMs possam acompanhar as imagens em tempo real’’, explicou o dirigente. 

"Assim que é comunicado um roubo, a polícia já pode, ali mesmo, acessar as imagens. Alguns deles podem fazer ronda virtual na região que atuam", completa Adelaido. 

Foto: Anna Gomes

Quando lançado, o programa estimava que, em seis meses, o programa teria 500 câmeras, mas a entidade justifica que a crise econômica intensa impediu avanço maior do sistema.  

Outro ponto destacado pela CDL é o fato do sistema abranger também o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. 

"Fizemos parceria e colocamos câmera no alto de um prédio na Ernesto Geisel com a Rachid Neder. Aquilo é uma benção, pois dá para monitorar o local que é palco de enchentes’’, celebrou Vila. 

Entidades como hospitais e sindicatos estão próximos de fechar parceria com a CDL e implantar, ao menos, mais 30 câmeras no sistema. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024