A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

13/06/2022 10:44

A+ A-

Com frio intenso, desabrigados se alentam com cobertas finas em Campo Grande

No Centro da Capital foi possível ver gente dormindo na rua e canteiros nesta segunda-feira

  • Moradores em situação de rua fazem o que podem para não passar frio

O TopMídiaNews flagrou, na manhã desta segunda-feira (13), algumas pessoas em situação de rua dormindo na área central de Campo Grande. Os três indivíduos estavam dormindo em calçadas e canteiros da  avenida Calógeras esquina com a rua 7 de Setembro. Hoje, a temperatura mínima na madrugada foi de 7ºC, com sensação térmica bem abaixo disso.

Apesar de a Secretaria de Assistência Social oferecer serviços de acolhimento, alguns dos desabrigados ainda permanecem nas ruas da cidade. O risco é alto já que frio intenso pode causar até mortes por hipotermia.

A semana de frio continua e, em muitas cidades do Estado, houve geadas e registros de 1.2 ºC, como em Rio Brilhante.

Os flagras foram enviados à SAS, que deve encaminhar equipe até a localidade para verificar as condições do homem e oferecer abrigo.

Serviços das SAS

A SAS já divulgou que adotou medidas mais urgentes com o objetivo de proteger esse público e até migrantes internacionais, ajudando com pelo menos uma noite nos espaços de acolhimento e até distribuição de cobertores.

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) deve intensificar as ações e promete fazer uma ronda nas áreas central, viadutos, praças e espaços públicos, locais costumeiros que moradores em situação de rua ficam durante as noites.

As equipes foram abastecidas com diversos cobertores para distribuição e ficará atenta as denúncias da população, por meio de telefone, com o intuito de ir diretamente em pessoas com extrema vulnerabilidade, principalmente nessa época de frio fora do comum.

"As pessoas que aceitam a oferta de serviços são encaminhadas para os locais de acolhimento e para aqueles que não aceitam os serviços estão sendo oferecidos cobertores para aquecimento e proteção do frio", diz a nota encaminhada para a reportagem do TopMídiaNews.

De acordo com a SAS, UAIFA (Unidades de Acolhimentos para Famílias e Adultos) I e II foram preparadas com aplicação de camas em seus dormitórios, alimentação, casacos e cobertores para garantir a proteção dos usuários.

"Também foram articuladas parcerias, por meio da oferta de vagas em Comunidades Terapêuticas – CT para acolher estas pessoas com a mesma estrutura e vale ressaltar que os serviços de abordagem e acolhimento todos os dias, funcionam 24h", acrescentou a secretaria na nota.

A SAS ainda conta com as seguintes Unidades Cofinanciadas: Casa de Passagem Resgate e Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis, que também recebem pessoas e migrantes internacionais em situação de rua.

Para ajudar os moradores e informar as equipes da SEAS, os números de telefone são (67) 99660-6539 e 99660-1469.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024