domingo, 14 de dezembro de 2025

Busca

domingo, 14 de dezembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

21/07/2020 17:19

Corredores de ônibus somam 69 km e vão reduzir tempo de viagem em 20 minutos

Custos com o sistema também irão diminuir

Os 69 corredores de ônibus em implantação em Campo Grande vão reduzir o tempo de viagem dos usuários em 20 minutos. A obra está prevista no plano diretor da Capital. 

O ganho de tempo será estendido a todo o sistema de transporte de Campo Grande, tanto centro-bairro como bairro-centro, e vai beneficiar os 220 mil usuários do transporte coletivo. 

Segundo a Prefeitura, este impacto já será sentido à curto prazo, quando estiver  funcionando o corredor sudoeste, que está em estágio mais avançado de implantação.  Os ônibus hoje demoram 30 minutos para chegar ao centro da cidade, tempo cronometrado quando deixam o Terminal Aero Rancho, após o embarque do último passageiro. Este ganho de 6 minutos, que também será alcançado no sentido inverso (centro-bairro), com os corredores da Guia Lopes/Brilhante e Marechal Deodoro.

Ainda segundo divulgado, além de tornar a viagem mais rápida, com o percurso sendo feito em menor tempo,  em consequência os usuários ficarão menos tempo nos terminais e estações de pré-embarque, porque o intervalo de passagem entre um ônibus e outro será menor, sem necessidade de aumentar a frota em circulação o que encarece a tarifa. 

Projeto de mobilidade urbana

A base do projeto de mobilidade urbana, aprovado em 2009,  é  a implantação de corredores exclusivos  para a circulação dos ônibus entre os terminais  Guaicurus/ Morenão (corredor Sul); Morenão /General Osório e Nova Bahia (corredor Norte), passando pelo Centro da cidade e o Corredor Sudoeste, interligação dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes com o Centro da cidade e também no sentido inverso. A execução do projeto começou pelas ruas Guia Lopes e Brilhante, que integram o corredor Sudoeste.

Em 2012, a Prefeitura contratou junto à Caixa Econômica Federal um empréstimo de R$ 120 milhões, (financiamento do FGTS) para começar a tirar do papel o projeto de mobilidade esboçado em 2009.  Como o projeto não avançou por 4 anos, a Prefeitura perdeu o recurso complementar  que viria  do  Orçamento da União,  para terminar os corredores Sul e Norte .

O financiamento  era suficiente para implantar parte do projeto, o  corredor Sudoeste e  parte dos corredores sul  (Avenida Gury Marques)  e Norte (Avenida Calógeras e Rua Bahia). São intervenções de infraestrutura, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, que exigem um alto investimento em drenagem, um pavimento mais resistente (com custo maior), nos corredores, piso rígido nos locais reservados às estações de pré-embarque.  O recapeamento já foi concluído na Rua Bahia (Corredor Norte), está em licitação as obras na Avenida Marechal Deodoro). Na sequência serão licitados os corredores da Avenida Calógeras e Rui Barbosa.

Já está  adiantada a contratação de R$ 96 milhões de um financiamento do Avançar Cidades para os trechos complementares dos corredores sul (Avenida Costa e Silva) e norte (Coronel Antonino, Cônsul Assaf Trad, Alegrete, 25 de Dezembro). O corredor da Avenida Mato Grosso será feito em parceria com o Governo do Estado.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
SEGOV - NATAL ARTESÃO