Um flagrante raro foi feito na manhã desta quinta-feira (13) por quem frequentava as imediações do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Uma cobra, aparentemente da espécia Jiboia, foi vista caçando um sabiá.
A cena selvagem foi filmada por policiais militares que passavam pelo local e notaram uma agitação incomum de quero-queros e outros pássaros próximo às grades do parque. Ao se aproximarem, perceberam a presença da cobra.
Apesar do momento do bote não ter sido flagrado, o vídeo captou a jiboia escondida entre a grama com o pássaro na boca. Em volta, diversos pássaros voam, na tentativa de afastar o perigo.
Apesar da presença de jiboias em várias partes de Campo Grande não ser uma novidade, ser filmadas se alimentando é algo especialmente incomum. Os répteis são frequentemente registrados sobre árvores ou atravessando vias da cidade, principalmente no Parque dos Poderes e no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O Parque dos Poderes é um habitat de diversas espécies de animais silvestres, incluindo serpentes. Por consequência, devido à proximidade, o Parque das Nações Indígenas também é propenso para o avistamento, ainda que mais raramente.
Em caso de avistamento de cobras e outros animais selvagens, a PMA (Polícia Militar Ambiental) recomenda que se evite aproximar do animal, principalmente se for grande ou peçonhento. Também deve-se manter a calma e não interferir no caminho do animal.
Observe o animal à distância. Caso ele estiver ameaçado, deve-se entrar em contato com a PMA.