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Campo Grande

há 3 semanas

Escola estadual de Campo Grande transforma água de ar-condicionado em alfaces sustentáveis

Projeto de horta escolar reúne tecnologia, sustentabilidade e aprendizado prático

A Escola Estadual Professora Neyder Suelly, em Campo Grande, vem se destacando pela inovação em educação ambiental. Alunos e professores desenvolveram um sistema de hidroponia que utiliza água reaproveitada dos aparelhos de ar-condicionado para cultivar hortaliças, como alfaces, sem a necessidade de solo.

O projeto nasceu com o objetivo de reduzir o desperdício e promover a Educação Ambiental de forma vivencial. Desde o preparo das mudas até a colheita, os estudantes participam de todas as etapas, aprendendo responsabilidade, senso de pertencimento e consciência ecológica.

O professor Hélio Alves da Silva, responsável pelo projeto, explicou como funciona o processo de reaproveitamento da água: “Coletamos a água de quatro aparelhos e armazenamos em uma caixa de 310 litros. Ela recebe tratamento com nutrientes e tem o pH e o PPM controlados para garantir o crescimento das plantas. Cada ar-condicionado produz de 18 a 25 litros por dia, e a reposição é feita cerca de uma vez por semana. Vamos enviar amostras para análise e, com apoio do Bioparque, ampliar o projeto para a criação de peixes junto às hortaliças.”

O aluno Caleb Gattes Roberto de Oliveira, de 13 anos, do 8º ano, reforçou a importância da iniciativa: “Eu gosto de participar de projetos e achei essa ideia muito boa, porque evita o desperdício de água. Como usamos bastante, decidimos reutilizar a água do ar-condicionado na hidroponia. É importante para a sustentabilidade, já que reaproveitamos o que seria descartado.”

O projeto também envolve outras áreas do conhecimento. Alunos de Administração cuidam da gestão de custos e insumos, os de Publicidade produzem materiais de divulgação, e o Clube de Ciências monitora a qualidade da água no laboratório, aplicando conhecimentos de química e biologia na prática.
Para o diretor Márcio Wagner, a iniciativa reforça o trabalho coletivo da escola:

“A escola já trabalha há algum tempo com a educação sustentável. Recentemente, fomos ao Rio de Janeiro receber o Selo ODS, como uma das duas escolas do estado certificadas. Isso nos motivou a ampliar ainda mais nossas ações. A entrega das mudas à comunidade é uma forma de divulgar nosso trabalho e reforçar nosso compromisso ambiental. Se estamos fazendo algo bom, precisamos mostrar isso à sociedade.”

Ar condicionado e horta envolvem alunos de diversas áreas da escola

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