Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Moradora 'vive inferno' com cães abandonados e lamenta 'pergunta sem noção' no CCZ

Sesau nega descaso e explica o porquê dos questionamentos da atendente

07 agosto 2022 - 09h30Por Thiago de Souza

Moradora vive sofrimento intenso com cães abandonados, na rua onde mora, em Campo Grande. Ela buscou solução no Centro de Controle de Zoonozes, mas não teve pedido atendido e garante que ouviu uma ''pergunta sem noção''. 

Conforme o relato, os cães passam o dia todo na rua, avançam e latem para motociclistas e ciclistas. 

''Um deles quase me derrubou devido a ser grande e ter pulado na bike'', lamentou a denunciante. Ela acrescenta que os cães largados atacaram um menor, que tinha coleira e dono.  

''Quando o dono abriu o portão, eles rasgaram a cara do coitadinho. Se não fosse meu marido ligar a mangueira para espantar, teriam matado o cachorrinho'', lamenta novamente. 

CCZ 

A contribuinte decidiu ligar o CCZ da Capital e o primeiro problema foi a demora. 

''Ligava dia e noite e sempre ocupado ou a ligação caía direto'', detalhou. 

Quando conseguiu atendimento, a mulher relatou o problema com os cães à funcionária, mas ouviu que não teria a situação resolvida.   

''A 'benção' da atendente me disse que eu tinha que ter o endereço de quem abandonou. Se não tivesse, eles não vinham recolher e nem aceitavam a denúncia. Como eu vou saber quem abandonou?'', questionou a denunciante. 

Por fim, a moradora entende que sofreu descaso do órgão público. 

Resposta 

A Secretaria Municipal de Saúde, respondeu que a orientação é para que a moradora indique o local exato ou até mesmo contenha o animal. Isso porque o cão solto na rua pode ir para qualquer lugar e dificultar a localização pela equipe do CCZ. 

''O questionamento sobre o endereço do tutor tem por objetivo facilitar o trabalho do órgão, que deverá proceder com autuação do mesmo em razão da transgressão do código sanitário e da lei de posse responsável. No entanto, não trata-se de uma condicionante para que a demanda seja atendida. Isso faz parte do protocolo'', diz a nota da secretaria.