A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 1 semana

A+ A-

Homem cai e fica desacordado após horas de espera por atendimento na UPA Universitário (vídeo)

Mesmo com homem caído, enfermeiras demorou para prestar atendimento ao paciente

Após horas de espera, dois homens passaram mal, no final da tarde desta segunda-feira (15), na UPA Universitário, em Campo Grande. Um deles chegou a ficar caído na recepção, que estava lotada naquele momento.

Segundo uma testemunha, um dos homens chegou na unidade carregado, ficou mais de uma hora aguardando atendimento e por diversas vezes ele foi à sala de enfermagem onde comunicou que não estava bem e pediram para ele aguardar.

Já em relação ao outro paciente, a testemunha afirmou que aconteceu o mesmo. Nesse caso a esposa do paciente foi até sala de enfermagem e pediu para passá-lo na frente dos demais pacientes, solicitou um médico, mas também foi pedido que aguardasse o atendimento.

“O rapaz que estava do meu lado estava com princípio de infarto, passando mal e ninguém o atendeu. Esperaram ele cair no chão para que as enfermeiras fosse atender ele”, relatou a testemunha.

A testemunha relatou que os pacientes foram socorridos, sendo um com princípio de infarto e o outro com suspeita de AVC e o que mais preocupa, segundo o denunciante, é que mesmo diante da gravidade, ambos os pacientes foram liberados.

“Quando o rapaz caiu, ainda demoraram de 10 a 15 minutos para retirar o rapaz. O outro que estava infartado entrou para a sala e depois foi liberado para casa, correndo até o risco de morrer”, disse a testemunha.

Veja a nota da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre o caso: 

Segundo relato da unidade, os dois pacientes deram entrada na unidade e foram classificados dentro do tempo protocolar. A unidade estava realmente com uma demanda alta de pacientes, como ocorre todas as segundas-feiras nas unidades da urgência, sendo que, somente na UPA Universitário foram 685 pessoas atendidas.

Um destes pacientes teria deitado no chão da unidade, e não caído, como informado. Outra paciente, que também aguardava atendimento, cedeu o assento dela enquanto a enfermeira buscava a cadeira de rodas, a qual foi direcionada para o paciente. Segundo o prontuario Helper o ele abriu ficha as 18:43 e 18:45 foi classificado como Amarelo, passando por atendimento médico também dentro do tempo protocolar.

Ambos os pacientes foram atendidos e liberados, o que não confirmaria a hipotese de Infarto e nem de AVC, uma vez que, para estes casos, a unidade conta com aparelhos que iriam realizar o diagnóstico em tempo hábil, facilitando, assim, o acesso ao tratamento de ambos.

* Matéria editada às 10h18 de 16/4 para acréscimo de posição da Sesau

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024