A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

21/09/2021 13:00

A+ A-

Luciana está há cinco anos dormindo no sofá por conta da obesidade mórbida

A moradora do bairro Santa Luzia precisa de andador e cama que suporte o seu peso

Luciana Arquero Arcanjo da Silva, 41 anos, que sofre com obesidade mórbida e problemas de hipertensão, dorme há cinco anos no sofá por não ter cama adequada para descansar. A moradora do bairro Santa Luzia pesa 190 kg e luta para conseguir andador, cama e cirurgia bariátrica.

“Sou hipertensa, tenho obesidade mórbida e descobri um grande nódulo que surgiu nas minhas duas pernas, no lado de dentro da coxa, próxima à virilha. Há um ano, fui ao banheiro à noite e cai batendo a cabeça. Fui encontrada no outro dia cedo pela minha filha e acabei ficando um tempo acamada. Aí, com o tempo, esses caroços começaram a crescer, até achei que fosse por engordar, mas não é isso.”

A situação com os nódulos é tão tensa que Luciana tem dificuldades até para ir ao banheiro. Ela afirma que foi em vários médicos, mas ainda não tem uma posição real do que seja. “O primeiro médico disse que o problema era devido a uma hérnia que cresceu. Aí fui em outro, um médico vascular, que afirmou que se tratava de um enfisema e que eu precisava fazer tratamento. Mas não tenho ainda um laudo com o que é realmente.”

Luciana mora sozinha e diz que recebe diariamente visita das três filhas adultas, que se revezam para tentar ajudar de alguma forma. “Não consigo andar mais como antes. Estou precisando urgente de um andador que aguente o meu peso e de uma cama hospitalar que também seja adequada. Faz cinco anos que durmo no sofá. Durmo sentada.”

Bariátrica

Luciana diz que havia uma cirurgia bariátrica marcada para março de 2020 no Hospital Universitário e perdeu 30 kg para realizar o procedimento, mas próximo à data foi informada pelo telemarketing do sistema de saúde que a operação havia sido suspensa. “Em março eu ia fazer a bariátrica e tinha passado pelo posto de saúde, pelo médico e tinha o encaminhamento. Mas, veio a pandemia e a disseram que tudo estava parado e somente depois de cessar a doença é que seria remarcada. Eu preciso urgente de uma bariátrica.”

Obviamente Luciana não consegue trabalhar e vive com a renda do Bolsa Família e doações da igreja.  Então, doações de alimentos no geral também serão bem-vindos. 

Ajuda

Quem puder ajudar Luciana ligue ou mande um Whatsapp para os números 67 99275 -7691/ 67 99177-2842 ou 67 99101-4204 . Ou vá até o bairro Santa Luzia, rua Santa Efigênia, 130. 

Situação da paciente

O caso foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Campo Grande e informou o seguinte:

"A paciente em questão já estava em acompanhamento no Hospital Universitário, sendo de responsabilidade da instituição a retomada do processo de preparação para a cirurgia. Não há nenhuma solicitação no sistema de regulação da prefeitura aguardando agendamento para esta paciente, desta forma, orienta-se que ela busque pelo hospital para retornar ao acompanhamento."

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024