Luiz Gabriel, de apenas 5 anos, está há mais de um mês sem receber os insumos básicos para o controle da diabete, fornecidos pelo pela Prefeitura de Campo Grande. A denúncia foi feita pela mãe do menino, Kamila Ortiz, que afirma enfrentar dificuldades recorrentes para conseguir tanto as fitas de medição de glicemia quanto a insulina, itens essenciais para a saúde da criança.
"Meu filho é diabético e está em falta todo mês para receber os insumos. Ele tem 5 anos e está sem as fitas desde o mês passado", afirmou Kamila. Segundo ela, mesmo em contato frequente com o almoxarifado da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), as respostas são sempre as mesmas: os insumos estão em "processo de compra", mas sem previsão de chegada.
Com a falta dos materiais, a mãe tem arcado sozinha com os custos do tratamento. "Estou comprando as fitas e a insulina eu também compro. Já liguei no almoxarifado da Sesau e todo mês é a mesma coisa", relatou.
Ela destaca ainda a dificuldade de encontrar as fitas específicas para o aparelho disponibilizado pela própria Sesau. "Não tem lugar nenhum em Campo Grande para comprar fitas, somente pela internet, pois o aparelho de medir glicemia que disponibilizam é importado. Inclusive até outro aparelho precisei comprar para poder comprar fitas aqui, já que no mês passado não tinha nem na internet", contou.
Além das fitas e ampolas de insulina, Kamila também precisa manter uma alimentação controlada e balanceada para o filho, o que eleva ainda mais os gastos mensais. "Ao todo, com fitas e ampolas de insulina, eu gasto cerca de R$ 350 por mês, fora a alimentação que é cara já que precisa ser toda equilibrada", desabafou.
Revoltada com a situação, a mãe lembra que o fornecimento dos insumos é um direito do filho. "É um gasto muito alto. Não é fácil e ninguém faz nada. É um direito dele receber, mas toda vez fica em falta esses insumos".
A reportagem entrou em contato com a Sesau para questionar sobre a falta dos insumos. Em nota a secretaria diz que:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que aguarda a entrega do carregamento de fitas para medição de glicemia, com previsão de chegada nos próximos dias, o que permitirá a normalização do estoque desse insumo essencial.
Ressaltamos que a Secretaria possui Ata de Registro de Preço vigente, o que permite a solicitação do material diretamente ao fornecedor sempre que necessário, justamente para garantir maior agilidade e evitar a abertura de novos processos licitatórios. No entanto, o desabastecimento atual se deve ao descumprimento do prazo de entrega por parte da empresa fornecedora, que já foi oficialmente notificada para regularizar a situação com urgência, conforme previsto em contrato.
A Sesau acompanha de perto o caso e reforça seu compromisso com a assistência aos pacientes que dependem desses materiais para o controle de condições crônicas, como o diabetes.







