Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

Mesmo sem licitação concluída, consórcio troca e testa novas lombadas eletrônicas em Campo Grande

Três empresas se uniram e estão próximas de serem oficializadas pela prefeitura da Capital

25 junho 2018 - 19h00Por Thiago de Souza

Mesmo com licitação em andamento, o Consórcio Cidade Morena já instala e testa equipamentos de lombadas eletrônicas e radares em Campo Grande. Conforme a prefeitura, os medidores não estão aplicando multas no momento.

O motorista que trafega pela Gury Marques, em frente a uma universidade particular na vila Doutor Albuquerque, percebe técnicos instalando e testando as lombadas.

Conforme observado nesse local, o equipamento antigo, que são dois totens pretos com um visor que mostra a velocidade do veículo, ainda está instalado. Um novo equipamento foi colocado bem em frente ao antigo e já marca a velocidade dos carros e motos.  

Mesmo sabendo que a maioria dos equipamentos eletrônicos de fiscalização ainda não está em funcionamento na Capital, quase todos os motoristas reduzem a velocidade ao passar pelo local, que tem uma faixa de pedestres e grande circulação de estudantes, por conta da unidade escolar de ensino superior.
 
Licitação

O consórcio Cidade Morena é formado pelas empresas Perkons S.A., Fiscal Tecnologia e Serget Mobilidade Viária Ltda. Desde 2003, a Perkons instala e gerencia os serviços de fiscalização eletrônica de velocidade em Campo Grande.

Em dezembro de 2016, o contrato da Perkons com a prefeitura venceu. Em 2017, a empresa começou a retirar os aparelhos e a cidade ficou quase toda sem fiscalização eletrônica fixa de velocidade. Na ocasião, radares móveis passaram a ser utilizados por agentes da Agência Municipal de Transporte (Agetran).

A licitação para a escolha da nova empresa foi lançada em outubro de 2017. No entanto, o processo sofreu três paralisações (duas em menos de seis meses). Agora o processo segue, e a vencedora da última etapa foi a Perkons, que deu lance de R$ 15 milhões.

A prefeitura informou que a empresa citada ainda não é oficialmente vencedora e que a decisão deve sair em Diário Oficial de Campo Grande, em breve.

Equipamentos são substituídos na aveniga Gury Marques. (Foto:Wesley Ortiz)