Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Campo Grande

'Mexeu com uma, mexeu com todas', diz PT Mulher após caso de estupro

Caso de estupro dentro do diretório do PT em Campo Grande indignou integrantes do partido; acusado será expulso da legenda

07 dezembro 2021 - 09h30Por Rayani Santa Cruz

A secretaria estadual das mulheres do PT-MS publicou uma carta aberta após divulgação sobre o estupro dentro do diretório do partido, em Campo Grande. O crime teria ocorrido em uma festa na sede, no último sábado (27).

O PT Mulher reafirmou que "o acusado de estupro, violador dos direitos das mulheres, deve ser expulso do partido imediatamente". E que a vítima terá apoio e solidariedade através do partido.

O nome da vítima e do suposto abusador seguem mantidos em sigilo, para preservação da mulher, que pode acabar identificada.

A legenda afirmou que, diante do caso de assédio sexual ocorrido no encontro da juventude petista, as mulheres do PT vão a público dizer que:"Mexeu com uma, mexeu com todas".

"Reafirmamos nossa luta contra o patriarcado e gritamos não é não! Não daremos nenhum passo atrás na luta contra o machismo!".

Abafou o caso

Apesar do "abafamento" do caso no partido por uma semana (clique aqui para ver), a secretaria diz que a legenda foi a primeira a pautar a luta feminina.

"O PT é um partido de lutas, e nós, mulheres petistas, temos orgulho de dizer que somos parte do primeiro partido que estabeleceu a paridade entre homens e mulheres. Temos orgulho de dizer que, quando estivemos nos governos, implementamos políticas públicas de combate a violência e promoção da igualdade
de gênero."

A carta afirma ainda que o PT Mulher sabe sobre os problemas do machismo na sigla. "No entanto, nunca negamos que o machismo estrutural assola as estruturas da política, dos partidos políticos e que nosso partido não está livre deste enfrentamento."

O PT Mulher segue a carta discorrendo sobre a luta pelos espaços de poder, a violência diária sofrida pelas mulheres e a luta contra o machismo estrutural, ainda que as militantes não estejam livres das violências.

No final de semana, líderes do PT como Zeca do PT evitaram comentar o caso, e posterior a isso o partido divulgou nota. A vereadora Camila Jara informou que "está dando todo apoio jurídico, psicológico e emocional para a vítima. Por questões de segurança, o texto indicou que a atuação está sendo discreta para preservar a mulher, principalmente pelo lado emocional que estaria bastante abalado após o episódio."

Derrubar estruturas

Segundo a carta, mesmo com a construção de história de luta e avanços na pauta, "temos consciência que derrubar as estruturas do patriarcado é uma luta que não nos dá direito ao descanso e, portanto, seguiremos unidas no enfrentamento ao machismo."

"Seguiremos unidas na luta contra toda tentativa de violação dos nossos direitos e conclamamos sociedade como um todo a buscar incansavelmente novas atitudes que vislumbre uma sociedade com equidade de gênero."

Clique aqui e veja a carta na íntegra.