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Campo Grande

22/12/2017 07:00

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Com energia sempre caindo e gerando prejuízos, moradores criticam taxa mínima de luz

Comércios ficam parados com falta de energia; moradores têm medo de queimar eletrodomésticos

Moradores e comerciantes do bairro Amambaí relatam prejuízos gerados pela falta de energia no último final de semana e temem possíveis danos, já que a energia elétrica oscila diariamente. A queda de energia deixou funcionários de um posto de combustíveis de ‘mãos atadas’, pois o estabelecimento ficou algumas horas sem energia elétrica.

A dona de uma floricultura na região, Angela Maria Oselame, 48 anos, afirmou que diariamente constata ‘picos’ de luz e tem medo de ter grandes prejuízos. “Todos os dias a luz fica piscando, é complicado porque se chegar a queimar algo aqui da loja, nós que teremos o prejuízo. Eles falam em ressarcimentos, mas até isso acontecer, teremos dias sem o que foi danificado. Eu fico observando e torcendo para nada estragar porque senão o prejuízo é grande”.

Questionada sobre o valor da taxa mínima cobrada na conta de luz, a comerciante diz que considera abusiva. “É uma taxa abusiva, tem gente que não gasta isso por mês, mas tem que pagar porque é a taxa mínima cobrada dependendo de quanto você atinge no mês. Acho que tinha que ser cobrado exatamente o que gastamos e pronto”.

Andreia Mendonça, 42 anos, concorda com as afirmações dos comerciantes da região. Ela explica que reside há cinco anos no local e frisa a situação daqueles que dependem de um salário mínimo para viver. “A situação do trabalhador é complicada porque ele é explorado diariamente. Essa taxa mínima pesa muito para quem ganha apenas um salário mínimo, é muito complicado isso. O correto seria cobrar o que gastamos e pronto, não ficar colocando mínimo e máximo, temos que pagar pelo que utilizamos”.

O TopMídiaNews entrou em contato com a Energisa, que informou que a falta de energia ocorreu devido à queda de um coqueiro, que teria derrubado diversos fios, gerando o problema. "A Energisa informa que possui um sistema em parceria com o INPE (Instituo Nacional de Pesquisa Espaciais) para monitorar as possíveis tempestades antes que elas aconteçam e apenas no sábado (do dia 25), foram registradas mais de 3.400 descargas atmosféricas em Campo Grande, que vieram acompanhadas de fortes rajadas de vento e chuva".

A Energisa informou ainda que acionou, previamente, seu plano de contingência aumentando em cinco vezes o número de equipes de atendimento na Capital, trabalhando com mais de 200 pessoas de forma ininterrupta para o restabelecimento do sistema. "Reforçamos à população que, por motivo de segurança, nunca se aproxime de cabos partidos e acione imediatamente a Energisa, por meio do seu canal de atendimento 0800 722 7272 ou outras plataformas para registros de solicitações: site www.energisa.com.br, facebook da Energisa e o aplicativo Energisa ON", afirma a empresa.

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