PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

29/06/2021 19:11

A+ A-

Pedido para população ficar pelada e ser monitorada por satélite da Nasa é fake news

Notícia falsa é de abril do ano passado, mas ainda circula nas redes sociais

Já era classificada como fake news, uma notícia que um satélite da Nasa (Agência espacial dos Estados Unidos), iria fazer um monitoramento de casos da covid-19 pelo mundo. Para isso, todo cidadão, às 22h, deveria ficar pelado em frente de casa e com o documento em mãos. 

Conforme apurado pelo TopMídiaNews, a falsa notícia surgiu em abril do ano passado, quando a covid-19 já atingia boa parte dos países do mundo. 

No texto mentiroso, a justificativa era que um satélite infravermelho iria medir a temperatura corporal de toda a população, por isso a necessidade de ficar sem roupa e fora de casa. 

A necessidade do documento de identificação nas mãos era simplesmente para identificar quem estava com a doença. 

Segundo o site Observador, a mensagem foi compartilhada por milhares de usuários nas redes sociais à época, e ainda circula. 

O frio que faz no Brasil neste momento, aumentou a curiosidade sobre a notícia. Ficar pelado às 22h neste inverno gerou dúvida para muitos internautas. 

Ainda segundo o site, à época, a Nasa não emitiu nenhuma nota sobre o assunto. 

No entanto, o site trouxe a explicação que satélites da Nasa realmente captam ondas infravermelhas (uma região no espectro da radiação eletromagnética), que de fato pode ser emitidas por objetos sob a forma de calor, incluindo os humanos. 

Porém, segue a explicação, os satélites desta natureza servem para captar a radiação emitida pelas nuvens, água ou pela superfície da terra, informou o departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Ou seja, não servem para medir a temperatura corporal dos humanos. Não é esse o seu objetivo.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024