Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Pfizer é a 'queridinha’, mas escolher marca de vacina é impossível, alerta Sesau

OMS diz que todas as vacinas são eficazes contra a covid-19

19 junho 2021 - 09h30Por Thiago de Souza

A Secretaria Municipal de Saúde informou que não existe possibilidade do campo-grandense escolher a marca da vacina que quer tomar. Segundo a assessoria, o imunizante da Pfizer é o ‘’queridinho’’ de alguns moradores.

Segundo a Sesau, já houve casos na Capital onde moradores exigiam tomar uma determinada marca de vacina. Inclusive houve um caso nesta sexta-feira (11). 

A Secretaria destacou que a população deve tomar o imunizante que estiver disponível no momento. O uso de determinados imunizantes está sendo controlado em alguns grupos específicos. 

Caso um morador não aceite tomar a vacina que lhe for indicada, a imunização não acontece e a pessoa é dispensada. Não é necessário assinar termo de recusa, já que a vacinação não é obrigatória. 

Campo Grande usa e já usou vacinas Coronavac; Astrazeneca e Pfizer. O imunizante Janssen deve chegar à cidade em breve. Há também a possibilidade de MS se vacinar com a russa Sputnik V, que está em negociação, já que foi autorizada (com restrições) pela Anvisa. 

Polêmica

O questionamento do TopMídiaNews sobre escolha da marca ou fabricante da vacina para a Prefeitura, se deu após a atriz Fernanda Torres (filha da também atriz Fernanda Montenegro) ir até um hospital no Rio de Janeiro tomar a primeira dose. No entanto, a vacina disponível era a Astrazeneca, que a atriz recusou alegando possíveis efeitos colaterais. 

Recomendação

A Organização Mundial da Saúde esclarece que todos os imunizantes aprovados são eficazes contra o vírus. 

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garante a segurança de todos os imunizantes que estão disponíveis no Brasil.