A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

05/07/2019 17:00

A+ A-

MOBILIDADE: prefeitura estuda oferecer bicicletas públicas em Campo Grande

"A ideia é muito boa, [mas] temos que saber se o campo-grandense vai saber se locomover", analisa; confira detalhes do projeto

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu, nesta sexta-feira (5), estudar o sistema de bicicletas públicas, projeto apresentado pelo vereador Carlão (PSB) para melhorar a mobilidade urbana em Campo Grande. No entanto, ele está preocupado se a ideia vai ser bem recebida pela população.

"A ideia é muito boa, [mas] temos que saber se o campo-grandense vai saber se locomover e vai ser respeitado pelos motoristas, [para] daí a gente colocar bicicletário em toda a cidade”, declarou em agenda pública nesta sexta-feira (5).

O projeto pretende ser uma opção de transporte público sustentável. Segundo Carlão, se implementado pela prefeitura, ele será composto de estações inteligentes e conectadas a uma central de operações via wireless, devidamente alimentadas por fonte de energia solar, a serem distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

“As pessoas interessadas em utilizar este sistema deverão ser cadastradas para permitir e viabilizar a retirada de bicicleta, utilizá-la em seu trajeto e, por fim, devolvê-la no mesmo estado e condição em que se encontrava, na mesma ou em outra estação. Introduzir a bicicleta como modal de transporte público saudável e não poluente no âmbito social, lazer, esporte e das atividades laborais”, detalha Carlão.

A proposta prevê que as bicicletas serão disponibilizadas em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, sendo uma solução de meio de transporte de pequeno percurso, a fim de facilitar o deslocamento das pessoas no centro urbano, incentivando a prática de exercícios e atividades esportivas.  Ainda assim, a ideia gera preocupações em Marquinhos.

“Para implantar isso aí tem que ter segurança. Não tem Hospital do Trauma suficiente pra recolher as vítimas, pois eu posso saber andar de bicicleta em determinada faixa, agora imagina uma funcionária, que acaba o serviço 18h, ela acha uma bicicleta e fala ‘vou de bicicleta’, olha o risco, uma senhora de 50, 60 anos", finaliza.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias