A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

11/05/2018 16:24

A+ A-

Prefeitura lança aplicativo que 'chama' ônibus para deficiêntes visuais

O aplicativo vai atender de imediato 523 pessoas com deficiência visual, ou com baixa visão, que são usuários do transporte coletivo e são cadastrados no Consórcio Guaicurus

11/05/2018 às 16:24 |

Redação

A Prefeitura de Campo Grande lançou na manhã desta sexta-feira (11) o aplicativo ‘Todos no Ônibus’. Pioneiro no país, o aplicativo vai atender de imediato 523 pessoas com deficiência visual, ou com baixa visão, que são usuários do transporte coletivo e são cadastrados no Consórcio Guaicurus. O objetivo é facilitar o deslocamento desse público, promover a inclusão social e a acessibilidade.

Usuário do transporte coletivo Valdir Antônio Lustosa, aposentado e atleta voluntário, acredita que o app vai cumprir seu papel.

“Ele vai dar autonomia e independência. Muitas vezes estamos no ponto de ônibus e dependemos de terceiros para nos ajudar. Acaba que a gente perde compromisso, ou pega ônibus errado e quando percebe já é tarde. Agora vou poder confiar no aplicativo, não vou depender de ninguém. Vou poder me organizar melhor”, comemora.

Conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24 da população brasileira tem algum tipo de deficiência, desta 40% representam o grupo de deficientes visuais (parcial ou total). Em 2012, o poder público municipal vislumbrou a intenção de aplicar algo semelhante ao que foi lançado hoje, contudo não saiu do papel.

 

Como vai funcionar?

O diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação Paulo Fernando Cardoso explica que todas as 189 linhas de ônibus estarão disponíveis para receber os usuários com o uso do aplicativo. Para usar o aplicativo é preciso baixá-lo na loja do Google, mas primeiro tem que estar cadastrado no Consórcio Guaicurus.

Ele ainda explica que dentro do cronograma que a Agetec gerenciou foi feita orientações às pessoas com deficiência visual e com baixa visão para se habilitarem para baixar o aplicativo.

“Isso acontece porque o motorista saberá na hora o nome do usuário, vai haver uma troca de informações entre os dois. Mais pra frente isso será aberto para outras pessoas utilizarem também, como, por exemplo, idosos e cadeirantes”.

Com o uso de um tablet, ou do celular, o usuário vai solicitar a linha e o motorista será avisado por um aviso sonoro. O motorista terá o registro do ponto onde estará o usuário e, ao chegar ao local, o mesmo irá chamar o passageiro pelo nome. É um conjunto de soluções que alia tecnologia, conectividade e ação humana.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024