PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

sábado, 04 de maio de 2024

Busca

sábado, 04 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

02/04/2017 07:00

A+ A-

Prevenção ao câncer fica mais acessível com parceria entre IMPCG, Cassems e Santa Casa

Programa vai oferecer exames e consultas gratuitas para servidores da prefeitura

Prevenção. Essa é a melhor forma de combater o câncer. E a luta contra essa doença ganhou um reforço em Campo Grande após parceria firmada entre o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e a Santa Casa.

Com o lançamento de um novo programa de saúde para os servidores municipais, nesta quarta-feira (29), o ônibus do Projeto de Prevenção do Câncer da Cassems vai oferecer consultas e exames gratuitos para os cadastrados no IMPCG e, futuramente, para a população em geral.

Segundo o chefe de oncologia da Santa Casa, Fabrício Colacino Silva, o projeto de prevenção auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama, de colo de útero, próstata e de pele. “O projeto de prevenção com o IMPCG é uma parceria muito importante, que vai beneficiar os servidores municipais com prevenção contínua ao longo do ano”, explica.

Titular do projeto, a Cassems vai oferecer os ônibus do programa e a Santa Casa fica responsável pelo atendimento dos pacientes diagnosticados com a doença. “Vai beneficiar milhares de pessoas e vamos atender a população de forma gratuita, com apoio da oncologia da Santa Casa. Pelo projeto, a prefeitura faz o pagamento equivalente aos exames realizados”, conta Fabrício.

O diretor-presidente do IMPCG, Lauro Davi, o médico Fabrício Colacino Silva e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) - Foto: Repórter Top

Na ocasião do lançamento foram oferecidos 280 exames para os filiados ao Funserv (Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Municipal), sendo 50 mamografias; 150 preventivos; 40 PSA (Antígeno Prostático Específico) e 40 consultas médicas para prevenção de câncer de pele. No entanto, a capacidade é de 1 mil atendimentos diários.

Para o diretor-presidente do IMPCG, Lauro Davi, o projeto é importante, pois o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura dos pacientes e reduz os gastos do município com o tratamento. “Economicamente falando, a prevenção traz diminuição de gastos, e o mais importante, a vida do ser humano é preservada”.


Fabrício coordena os atendimentos do programa - Foto: Repórter Top

Santa Casa

Participando do projeto, a Santa Casa busca ampliar o atendimento. Nesta terça-feira (28), Fabrício Colacino recebeu uma visita do presidente da instituição, Esacheu Nascimento, e do diretor de planejamento e controle do hospital, Almir Rockembach. A reunião de trabalho serviu para discutir os gargalos do setor em Campo Grande, segmento que tem como referência justamente a oncologia da Santa Casa.

“É um dia em a gente comemora porque o presidente visita o serviço de oncologia. Ele demonstra todo o interesse em desenvolver o serviço para que todas essas benfeitorias sejam feitas, que aconteçam, e mostrando as atitudes que ele teve. Inclusive, hoje, ele falará com o ministro da Saúde [Ricardo Barros] sobre as necessidades da Santa Casa”, conta Fabrício.

Ônibus vai levar o programa de prevenção aos bairros - Foto: Repórter Top

Entre as solicitações a serem levadas para o Governo Federal, está a compra de um novo acelerador linear, junto com recursos para construção de um bunker [local com isolamento de radiação] na unidade. Também há necessidade de uma central de Pet-Scan, que se trata de um aparelho de tomografia para rastrear células tumorais no organismo.

Apesar das cobranças, o encontro também serviu para agradecer ao trabalho realizado pela diretoria da Santa Casa. De acordo com Fabrício, o hospital atende mensalmente mais de 1 mil pacientes e realiza procedimentos de quimioterapia em outras 500 pessoas.

“Os pacientes oncológicos e seus familiares agradecem o doutor Esacheu por toda essa frente de batalha que ele está fazendo para desenvolver a oncologia, trazer mais equipamentos, para trazer mais recursos para a oncologia, atender mais pessoas e com mais conforto e comodidade”, destaca.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias