PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

27/08/2018 15:24

A+ A-

Relógio da Calógeras será reinstalado nesta segunda e terá placa QR Code

Quem passar pelo relógio poderá ainda saber um pouco da história pelo próprio celular

Considerado um dos principais símbolos de Campo Grande, sendo nas décadas anteriores ponto de manifestações políticas, culturais e religiosas, o Relógio da Calógeras será reinstalado nesta segunda-feira (27) e contará com uma placa de Qr Code. A cerimônia para reinaugurar um dos mais simbólicos pontos da Capital está marcada para ocorrer as 19 horas, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Calógeras.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), organizou o processo de revitalização do monumento, que inclusive, é visto como um dos cartões postais da cidade. O monumento feito em alvenaria, e de cinco metros de altura foi pintado e teve a parte mecânica trocada.

Quem passar por ele poderá ainda saber um pouco da história pelo próprio celular, devido à instalação da placa de Qr Code, que levará o internauta para uma página na internet com todas as informações do relógio.

 “O relógio é um símbolo importante na história de Campo Grande, especialmente para o centro de nossa cidade.  A gestão atual devolve o relógio reformado e em funcionamento, atende o pedido da sociedade e em especial do Rotary Club,  que construiu e entregou à cidade o relógio. Ele receberá o nome do doutor Renato Barbosa de Rezende,  e faz uma justa homenagem à uma pessoa que lutou muito para preservá-lo”. enfatiza Nilde Brun, titular da Sectur.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) tambem foi parceria na revitalização do relógio.

Denominação

O Relógio passa a ser chamado de dutor Renato Barbosa de Rezende após o projeto de lei dos vereadores João César Mattogrosso (PSDB), Otávio Trad (PTB), Prof. João Rocha (PSDB) e William Maksoud (PMN), ser aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande.

O médico recebe o destaque por ter relevância no progresso e desenvolvimento da Capital. Renato tem legado com bse em sua atuação na área da saúde e também por ter presidido a comissão que reconstruiu o Relógio nas comemorações do centenário da cidade.

Histórico

O monumento Relógio Público Municipal, construído no canteiro central na esquina da Avenida Afonso Pena e Calógeras, é uma réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho. O antigo relógio foi inaugurado em 1933, na esquina da Avenida Afonso Pena e Rua 14 de Julho, sendo considerado um monumento símbolo de progresso, ponto de referência de encontros políticos, desfiles cívicos, passeatas, manifestações culturais e de outros gêneros e “footing”.

Contudo, foi demolido em 1970 pela administração pública municipal devido ao aumento no fluxo de veículos no trânsito na área central. De acordo com o Jornal da Cidade (2000): “no dia 07 de agosto de 1970, o relógio foi demolido em favor do progresso”.

A reconstrução do monumento foi realizada por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande, e viabilizada através do Projeto de Lei n. 4760, de 06 de agosto de 1998. Em 2000 foi construída uma cópia idêntica à original, em alvenaria e com cinco metros de altura; porém o mecanismo de funcionamento do relógio não teve a mesma estrutura da época.

Conforme o Jornal Correio do Estado (1999) “devido à dificuldade de se construir um relógio mecânico, a obra contará com um mecanismo elétrico”. De acordo com o jornal “o mostruário da réplica é o mesmo usado no que foi demolido, sendo que o material ficou guardado num depósito da Prefeitura e foi recuperado. Apenas as engrenagens são novas”.

O objetivo foi reconstruir um símbolo de significados diversos, além de homenagear o centenário de Campo Grande e comemorar os 60 anos do Rotary Club de Campo Grande.

Frase que consta no pé do relógio: “De Volta aos Bons Tempos – Resgatar a história é preservar a realidade do homem. Com o relógio, retornam as memórias de uma época notável, testemunhas imparciais que iluminam as verdades e mudanças da vida”. 16 de junho de 2000.

Valor Artístico: o monumento tem valor artístico, pois possuí características estilísticas de um período, o ArtDéco, e destaca-se quando comparado a outros exemplares no Estado, como é o caso do Relógio de Três Lagoas, ainda conservado, e o de Corumbá, já demolido.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024