SEBRAE MAIO 2023 2

sábado, 25 de maio de 2024

Busca

sábado, 25 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

05/09/2017 09:29

Com 'apenas dez leitos', Santa Casa confirma fechamento da Psiquiatria

Situação tinha sido denunciada pelo TopMídiaNews há um mês e médicos relataram descaso com setor

Setembro é mês de prevenção ao suicídio, o chamado “Setembro Amarelo”, porém, o presente para quem precisa de tratamento para transtornos psiquiátricos deverá ser amargo. Como denunciado há um mês pelo TopMídiaNews, a Santa Casa deverá mesmo fechar o leitos que restam do seu setor de psiquiatria.

A denúncia do sucateamento e encolhimento do setor foi trazida por reportagem após médicos e familiares de pacientes alertarem para o risco. Agora, postagens nas redes sociais alertam para o pior.

Com apenas dez leitos psiquiátricos para o atendimento SUS (Sistema Único de Saúde), o local corre o risco de deixar de prestar atendimento manicomial, que já é extremamente precário em todo o Estado. Atualmente, a instituição é responsável pelo cuidado de milhares de doentes mentais de Campo Grande e todo o Mato Grosso do Sul. 

O serviço de Psiquiatria contava com ambulatórios para pacientes de todas as idades, hospital-dia, atendimentos psicológico, de assistência social, terapia ocupacional e internação hospitalar para casos graves.

Na reportagem, um médico já havia denunciado o fechamento do local. “Ao longo dos anos, porém, não se sabe se por má-fé da administração hospitalar ou dos governantes (ou ambos), o serviço tem sido progressivamente diminuído”, denunciou um dos profissionais que trabalha no local e que pede para não ser identificado em hipótese nenhuma.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, há uma negociação para transferir os pacientes para o Novo Lar, uma vez que atualmente estão com apenas dez leitos. A Santa Casa já havia alertado que  a cobertura financeira do SUS para o setor é muito aquém do necessário, causando um déficit muito alto na manutenção do serviço. 

Nas redes sociais, médicos fazem protesto contra o fechamento. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO