A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 5 anos

A+ A-

TJ derruba liminar e mantém fechamento de três escolas em Campo Grande

Ação Civil Pública foi feita pela Defensoria Pública, que pedia a reabertura das unidades escolares

Decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul derrubou liminar que pedia reabertura de três escolas estaduais fechadas pelo governo, todas em Campo Grande, pelo menos até o fim de 2019. O governo havia recorrido da decisão e argumentou que as decisões da secretaria de Educação são válidas. A medida em favor do governo foi publicada na tarde desta quinta-feira (24).  

No dia 18 de janeiro, o juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos,  Coletivos Individuais e Homogêneos de Campo Grande, atendeu pedido da Defensoria Pública e determinou reabertura das unidades escolares Riachuelo; Professor Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior e Zamenhof. Ao todo, as três escolas atendiam 1.300 alunos.

A defensoria alegou que que o fechamento das unidades não foi submetida ao Conselho Estadual de Educação e sequer houve planejamento adequado para a devida alocação dos estudantes em outras escolas.

Outro argumento exposto é que o fim das escolas traria impacto aos alunos e suas famílias, alguns notadamente de baixa renda e dependentes do ensino público.

No entanto, o estado contra-argumentou e justificou que a medida causaria grave lesão à ordem pública, já que não respeitou a independência dos poderes, causando ingerência entre um e outro.

''Compete somente ao Poder Executivo eleger seus atos de administração, com base na conveniência e oportunidade'', traz um trecho do processo.

No entendimento do governo, não há previsão legal para autorização do Conselho de Educação ou da comunidade escolar acerca do fechamento da escola.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024