domingo, 14 de dezembro de 2025

Busca

domingo, 14 de dezembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

07/06/2023 13:00

Posto de saúde negou vacina para bebê por erro em documento do SUS, denuncia tia

Tia garante que o bebê poderia ser vacinada, pois estava com os demais documentos corretos

Gabis Santos usou as redes sociais para compartilhar sua indignação e revolta, após uma unidade de saúde se negar a vacinar sua sobrinha, por conta de suposto erro de dados em Campo Grande.

O relato da mulher foi compartilhado na última quinta-feira (1°), no grupo do Facebook “Aonde Não Ir em Campo Grande-MS Oficial”.

Ela conta que, na ocasião, sua irmã e o cunhado foram na UBSF 26 de Agosto para vacinar a sobrinha pela primeira vez. Ao chegar no local, Gabis relata que foram informados que antes da vacina teriam que fazer o cartão do SUS.

A tia explica que eles conseguiram fazer o cartão do SUS e depois voltaram para a sala, quando foi constatado um erro na data de nascimento inserida no documento, que impediu a vacinação. Na certidão de nascimento estava 26/05 e no cartão do SUS 30/05.

“A atendente disse que não poderia vacinar porque o cartório tinha errado a data de nascimento da bebê. Meu cunhado questionou que não teria como o cartório errar, pois a declaração de nascido vivo estava com a data 26/05, pois a bebê nasceu dia 26/05. A atendente disse que nada poderia fazer, pois eles precisavam ir ao cartório para retificar e por a data do dia 30/05”, explicou a tia da criança.

Após o constrangimento, os pais da criança foram até o cartório para saber se realmente tinha algo errado e nenhuma irregularidade foi detectada. Os pais então voltaram à unidade de saúde e não conseguiu, recebendo a mesma resposta: erro de cartório. 

“Eles perguntaram se tinha a possibilidade de pelo menos vacinar a filha para eles poderem resolver sobre o erro. Pois acreditem, não quiseram vacinar minha sobrinha, mesmo estando com todos os documentos dela. Só disseram que eles tinham que arrumar no cartório”, explicou Gabis. 

Estressados com a situação, o casal e sobrinha foram embora, pois a mãezinha ainda estava recém-operada.

Saindo de lá, o casal foi no postinho perto de casa, para saber se tinha a possibilidade de mudar o cartão do SUS. Na hora, a atendente e a gerente verificaram o sistema e viram que houve erro no preenchimento dos dados.

A servidora afirmou que, mesmo com divergência, a unidade não pode negar a vacina. 

“O posto 26 de Agosto deveria ter vacinado e passado a informação, pois para arrumar a data de nascimento, é somente na Receita Federal, para não ocorrer problemas durante as outras vacinas". 

Na publicação, Gabis se mostra irritada com a situação e critica alguns funcionários.

“Como existe profissional despreparado, que não é capaz de assumir o seu erro e nem é capaz de fazer uma orientação correta, para os pais irem atrás. Aos pais que forem fazer cartão do SUS fiquem atentos, principalmente se forem no posto 26 de agosto. Mesmo outra atendente tentando ajudar a minha sobrinha ser vacinada, o superior dela sequer foi lá ver o que houve, só disse que não poderia fazer nada”, desabafou 

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que já identificou os vacinadores que estavam presentes na sala de vacina da unidade na data de 31 de maio, quando os pais estiveram no local com a criança e os orientou sobre qual a postura deve ser tomada neste caso.

"Em hipótese alguma a vacina deve ser negada à população, visto que este é um serviço porta aberta, assim como aconteceu no dia seguinte na UBS Nova Bahia, onde a criança foi vacinada", destaca.

"A equipe, neste caso, foi orientada que a dose deve ser aplicada, e o registro da incoerência nos documentos da criança registrada em livro ata, assim os pais são encaminhados à assistente social da unidade, que irá orientá-los sobre a forma adequada de realizar a alteração nos documentos do filho", explica a Secretaria de Saúde.

 

* Matéria editada para acréscimo de posição da Sesau

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
SEGOV - NATAL ARTESÃO