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Campo Grande

Usuários de aplicativo de caronas relatam golpe no preço final de corridas em Campo Grande

Denúncias são de que motoristas utilizam marcador fictício para ‘comprovar’ valor maior

26 outubro 2018 - 07h00Por Amanda Amaral

Série de denúncias com o mesmo padrão e que caracterizaria um golpe vêm sido publicados nas redes sociais, relacionados a corridas de aplicativos de caronas pagas em Campo Grande. Alguns motoristas estariam se aproveitando da distração do passageiro para cobrar a mais pelo serviço, mostrando na tela do smartphone um valor acima do verdadeiro.

A situação aconteceria somente com os pagamentos em dinheiro, já que a cobrança através do cartão de crédito é automática. Os relatos foram publicados no grupo Aonde Não Ir em Campo Grande, no Facebook, e apontam para a suposto uso de uma imagem falsa, fora do aplicativo real, que simula o valor maior ao cliente.

“[...] O preço estimado da corrida era R$ 13,37, o trânsito não estava lento e não teve nenhuma parada para dizer que aumentaria o valor, na hora de pagar veio a surpresa ele disse R$ 19. [...] Olhei meu celular e a corrida ainda estava em serviço falei ‘olha aqui, o senhor ainda não finalizou’, ele disse ‘finalizei sim, vai vir o valor no seu e-mail’. Eu disse ‘não, o valor aparece agora’. Neste momento ele já estava nervoso. Então eu vi na tela dele que ele estava em outro aplicativo”, relata uma usuária do aplicativo Urban. 

Passageira fez captura da tela do celular para comprovar valor

Somente um tempo após o ‘bate-boca’, a corrida foi finalizada com o valor correto, sem explicações do motorista. “Precisamos ficar espertos, claro que não é generalizando, mas existe muita gente agindo de má fé”, alerta.

Em comentários na publicação, surgiram outros casos parecidos. “Já ocorreu comigo isso.
O cara se recusou a mostrar o celular dele e ele dizendo que tinha dado o valor de R$ 15 e no meu app estava 11 e pouco!”, diz outra usuária do aplicativo 99Pop.

“Também peguei um esses dias no Shopping Norte Sul até em casa deu R$ 13, quando fui pagar... R$ 20. [...] Ele estava usando um tipo de marcador de km que deu R$ 20”, alega outro passageiro.

Na interface dos aplicativos há opção de reportar a conduta irregular do motorista, que passa por análise das empresas responsáveis e pode resultar na exclusão do colaborador da plataforma. Somente no primeiro caso citado o passageiro afirma ter o problema soluciano após contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da respectiva empresa.

A reportagem entrou em contato com as duas empresas citadas nos comentários, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.