Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Youtuber que 'receitou' água tônica contra coronavírus se desculpa por 'mal-entendido'

Ela é potencial candidata à vereadora em Campo Grande

22 abril 2020 - 07h00Por Thiago de Souza

A ativista e potencial candidata à vereadora por Campo Grande, Victória Peixoto, usou o Facebook para pedir desculpas pelo mal-entendido que um vídeo, onde ela sugere Água Tônica como prevenção ao coronavírus, causou nas redes sociais e na imprensa. 

A gravação repercutiu nacionalmente e lhe rendeu críticas, por ter falado algo sem qualquer embasamento científico e principalmente em um momento de alta sensibilidade da população, que teme morrer em razão da Covid-19. Ela diz que o vídeo teve uma conotação de brincadeira, embora em nenhuma parte isso tenha ficado explícito. 

Em um post intitulado ''Direito de Resposta Água Tônica'', Victória diz: 

''...isso me deixou perplexa. De uma curiosidade que achei legal compartilhar, de uma brincadeira, aparentemente inofensiva...ganhou projeção nacional'', relembra Peixoto. Ela segue dizendo que ''originalmente, até mesmo a Água Tônica possui uma pequena quantidade de quinino...'', justificou. 

Peixoto nega que tenha receitado refrigerante como arma no combate ao novo coronavírus. 

''...infelizmente desvirtuaram o conteúdo original...a que ponto chegamos...o que me resta é pedir desculpas pelo mal entendido, jamais foi minha intenção fazer um vídeo com esse intuito...'', concluiu. 

Entenda o caso 

Autointitulada ambientalista, ativista política e cientista social e bolsonarista assumida, Victória Peixoto viralizou em todo o Brasil após recomendar água tônica contra o coronavírus. 

Segundo Victória, a água tônica teria uma substância chamada quinino, que na visão dela é a base da cloroquina, remédio polêmico defendido por Bolsonaro.
A repercussão foi imediata e no dia seguinte da publicação, 15 de abril, Victória foi massacrada nas redes sociais País afora. 

Mas, como ela diz no vídeo: ''Isso a Globo não te conta''. 

Ela, em post, ressaltOU: 'não é tratamento'. Mas propõe um coquetel de vitaminas junto com o quinino.