A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

17/08/2020 19:00

A+ A-

Em risco, enfermagem quer reconhecer contaminação pela covid como acidente de trabalho

Sobrecarga de trabalho também é algo a ser combatido, diz sindicato

A enfermagem de Campo Grande debateu temas sensíveis aos profissionais, sobretudo durante a pandemia da covid-19. Uma das cobranças do sindicato que representa a categoria é que a contaminação pela doença seja considerada acidente de trabalho. 

As reivindicações foram expostas em uma live, transmitida pelas redes sociais. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem do Município de Campo Grande, Gustavo Maidana, apontou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal teria definido que a contaminação em ambiente de trabalho pode ser configurada como acidente de trabalho. 

“No nosso entendimento, a prefeitura deve reconhecer isso como acidente de trabalho até para que o servidor possa ter seus direitos garantidos”, explicou Maidana. 

O vereador Enderson Fritz (PSD) também participou da transmissão. Ele destacou que pediu à Secretaria Municipal de Saúde que encaminhe uma circular orientando os gerentes das unidades de saúde sobre as necessidades do servidor contaminado fazer a comunicação do acidente de trabalho, o CAT.

‘’...muitas vezes, não sabem que precisam desse documento para garantir os direitos”, explicou Fritz. 

Mais pautas

No entender do sindicato, também é preciso que a Sesau crie um regramento específico sobre as precauções que devem ser tomadas pelos profissionais que atuam na linha de frente da covid. A entidade citou uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que fala sobre esses procedimentos para Urgência e Emergência, mas que teria deixado em aberto as medidas quanto às unidades básicas de saúde. 

‘’Sem uma normativa que norteia os atendimentos, os profissionais estão a mercê de problemas que não estão amparados por lei e que podem restringir os direitos e deveres no momento do atendimento’’, destacou Gustavo. 

Carga horária 

O sindicato alertou que o aumento do número de profissionais contaminados, automaticamente gera sobrecarga aos demais, além do estresse e ansiedade. Isso seria responsável por diminuir a imunidade dos trabalhadores frente à pandemia. 

Além disso, parte dos trabalhadores tiveram férias canceladas por duas vezes consecutivas e que muitos deles têm dupla ou tripla jornada. Por isso, a entidade pede uma revisão dos plantões dos servidores e, se possível, reduzi-la para dar um alívio a esses trabalhadores. 

Conforme o sindicato, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande prometeu tomar conhecimento dessas reivindicações.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024