A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

28/07/2021 15:11

A+ A-

Ministro e Reinaldo reativam usina a gás capaz de abastecer metade de Campo Grande

Bento Albuquerque destacou importância do gás natural

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da reativação da usina termelétrica William Arjona, na tarde desta quarta-feira (28) em Campo Grande. A instalação, que será movida a gás natural, vai gerar energia suficiente para abastecer metade da capital de MS. 

Albuquerque foi até a usina, na saída para Sidrolândia, junto do governador Reinaldo Azambuja. A Delta Geração é que está à frente da reativação da usina, cujo presidente é Luiz Fernando Vianna, também estava presente. A Delta Geração é uma empresa que faz parte do Grupo Delta Energia.

Segundo o ministro explicou, a usina estava desativada há quatro anos e terá extrema importância para o Sistema Elétrico Nacional. Ele destacou também outros 21 projetos de geração de energia, sendo quase todos de fontes renováveis. 

‘’Esse aqui é o único que não é energia renovável, mas é positivo porque as fontes têm de ser complementares e o gás natural é fonte importantíssima para a transição energética’’, refletiu Bento em seu discurso. 

‘’Os demais são de fontes renováveis, PCH, biomassa, energia solar, isso é bom para MS e para o sistema nacional’’, avaliou o ministro de Bolsonaro. Albuquerque aproveitou para dizer que o Governo Bolsonaro prepara para esse ano mais leilões de energia e de linhas de transmissão. 

‘’Esses investimentos vão incorporar nos próximos anos 15 GW de geração de energia e 15 mil quilômetros de linha de transmissão’’, prometeu. 

MS

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu o Grupo Delta por investir capital na reativação da usina, principalmente em um momento de crise hídrica extrema. Ele citou que os investidores e o Ministério das Minas e Energia tiveram um ‘’olhar para a crise hídrica’’, e isso caracteriza os tempos atuais, onde todos os tipos de fontes de energia são necessárias. 

‘’Agradeço os investidores por acreditar em Mato Grosso do Sul’’, disse Azambuja. 

Sobre o empreendimento, que estava inativo desde 2017, Azambuja disse que vai gerar ICMS, emprego e renda para Mato Grosso do Sul. 

Reinaldo também citou que os 22 projetos de geração de energia representam investimentos de R$ 4 bilhões dentro do Estado, sendo a maioria de fontes de energias renováveis. 

A senadora Soraya Thronicke, o secretário de Saúde, Geraldo Resende, o presidente da MSGás, Rudel Trindade também estiveram na reativação do empreendimento. 

 

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias