A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

14/11/2020 08:30

A+ A-

Na Capital, casos de Covid-19 estão estáveis e autoridades descartam restrições mais rígidas

Secretário municipal de saúde afirma ser necessário que a população mantenha as medidas de segurança

A possibilidade de um “Lockdown” ou adoção de medidas mais rígidas está descartada na Capital. Desde a semana passada circulam nas redes sociais mensagens cogitando a hipótese do fechamento imediato de comércios, entre outros serviços, após o período eleitoral, o que já foi desmentido e classificado como “Fake News” pela Prefeitura de Campo Grande.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explica que, atualmente, não há nenhum critério que indique a necessidade de impor medidas mais drásticas neste momento, tendo em vista que os números de casos, óbitos e necessidade de internação hospitalar são considerados estáveis.

“Nós se baseamos nestes três pontos como parâmetro para tomar uma decisão. São os mesmos critérios utilizados desde o início da pandemia, que nos nortearam até aqui. Neste momento os números mostram que não há necessidade de novas restrições, tampouco argumentos técnicos que sustentem qualquer decisão neste sentido”, disse.

Segundo o secretário não é possível prever se haverá um aumento no número de casos, mas hoje o município está mais preparado para lidar com a doença.

 “Através das medidas e estratégias já estabelecidas é possível agir mais rapidamente para impedir um contágio maior, combinando a testagem e monitoramento epidemiológico, além de possibilitar um tratamento adequado ao paciente”, destacou.

É preciso que a população mantenha as medidas de segurança, como o uso de máscaras, lavagem correta das mãos, uso de álcool em gel e evite aglomerações.

Desde o início da pandemia o município vem adotando diversas medidas para minimizar os efeitos do aumento no número de casos e internação, entre eles a ampliação de leitos e reforço na assistência prestada à população, através da contratação de mais de 1700 novos profissionais, além do aumento na oferta de testes e acompanhamento diário de casos dos casos positivos. 

Campo Grande se manteve entre as cidades com a menor taxa letalidade por Covid-19 e maior número de recuperados do país. 

Dos 38.485 infectados, 36.909 são considerados curados, o que representa 95% dos casos, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

A taxa de ocupação de leitos atual é a menor já registrada desde o início da pandemia, cerca de 70%. O índice é menor, inclusive, do período anterior à pandemia. Atualmente há 255 leitos de UTI contratualizados pelo município em hospitais públicos e privados.

Até ontem, 134 pessoas se encontravam internadas, sendo 73 em leitos clínicos e 57 em UTI. Outras 717 se recuperavam da doença em casa.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024