A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

05/10/2019 09:30

A+ A-

Futuro da infância em jogo: eleições para conselheiro tutelar acontecem neste domingo

Voto é facultativo, mas importante para garantir direitos das crianças e adolescentes

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande, Celso José Santos, 59 anos, pede que a população vote nas próximas eleições para conselheiro tutelar, que ocorre neste domingo, dia 6. A atuação dos profissionais é de extrema relevância para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Celso explica que são cerca de 80 candidatos para disputar 25 vagas nas cinco unidades em Campo Grande. No pleito, também são escolhidos dez suplentes para cada distrito.

''A ideia é renovar ou trocar os profissionais a cada quatro anos. [A população] têm que procurar escolher os melhores conselheiros, procurar saber se têm boa índole, se é uma pessoa comprometida com a causa'', sugere Celso José. A eleição é a última etapa do processo, que conta com análise documental, prova objetiva e avaliação psicológica.

Serão 60 seções de votação espalhadas pela cidade. A eleição conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral, que vai ceder as urnas eletrônicas para o processo. A votação é facultativa e aberta para quem está em situação regular com a Justiça Eleitoral.

O órgão

O Conselho Tutelar, diz Santos, é um órgão autônomo que atua para defender os direitos das crianças e adolescentes na cidade. Entre as atribuições do Conselho, está combater violações e prevenir todo tipo de violência contra esse público.

Das várias atividades desenvolvidas pelo órgão, acrescenta Celso, está o acolhimento de crianças vítimas de violência e encaminhamento para abrigos públicos ou particulares, claro, após autorização da Vara da Infância de da Adolescência. Também fica à disposição das escolas, quando estas percebem qualquer suspeita de abuso, maus-tratos ou omissão de pais ou membros da comunidade escolar.

''Também participamos de blitze para fiscalizar estabelecimentos que permitem entrada de menores, mesmo o local sendo considerado impróprio para esse público'', explica o dirigente.

Para conhecer os candidatos, basta clicar aqui.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024