Menu
Busca quarta, 23 de outubro de 2019
Top Ms
Cidades

Amigos do Coração: 42 voluntários levam dia de saúde e serviços a índios Guarani Kaiowá

Até veterinário para os animais da aldeia foi oferecido

11 outubro 2019 - 13h30Por Thiago de Souza

42 voluntários da Missão Instituto Amigos do Coração promoveram um dia de saúde e serviços a índios da etnia guarani Kaiowá, nas aldeias Vila Campestre e Nhande Ru Marangatu, próximo a Antônio João. Os indígenas, muitos em situação de carência, receberam vacinação e até serviço veterinários para os animais da aldeia. Veja o vídeo ao final da matéria.

Os profissionais que participaram da ação são das mais variadas áreas de atuação, inclusive alguns vindos de Minas Gerais, São Paulo e Ceará. O primeiro passo do trabalho, feito na quadra de um colégio, foi a coleta de dados na triagem, aferição de pressão arterial e glicemia, além de  pesagem e medição das crianças.

Unidade móvel ofereceu saúde bucal aos indígenas. (Foto: Divulgação IAC)

Os nativos também contaram com avaliação médica. Os membros do IAC reservaram um setor apenas para a vacinação das crianças. Um destaque do dia de saúde  era a unidade móvel odontológica e também um espaço chamado de ''escovódromo'', local onde dentistas davam orientações sobre escovação e saúde bucal em geral.

Dentre outro serviços oferecidos estava o de cabeleireiro, com quatro profissionais da área. Pelo menos 400 indígenas foram atendidos durante a ação.

Missão voluntária atende aldeias indígenas Nhanderu Marangatu e Vila Campestre from Top Mídia News on Vimeo.