TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
domingo, 26 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Cidades

Atenção! Coronavac será aplicada em crianças a partir de seis anos em MS

SES destaca que essa vacina não pode ser tomada ao mesmo tempo com outra do calendário infantil

22 janeiro 2022 - 16h01Por Thiago de Souza

Crianças a partir de seis anos já podem ser vacinadas com o imunizante Coronavac, em Mato Grosso do Sul. Os 79 municípios já podem iniciar a vacinação nessa faixa etária, que abrange adolescentes até 17 anos, a partir deste sábado (22). 

A autorização veio do Ministério da Saúde, nesta semana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já havia autorizado o uso pediátrico da Coronavac, na quinta-feira (2).  

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, celebrou a medida e destacou que o uso de mais uma marca de imunizante é mais um instrumento no combate ao novo coronavírus. 

Cuidados

Segundo a divulgação de SES, a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, destaca que, por precaução, a Coronavac não deve ser aplicada junto de outras vacinas do calendário infantil. Neste caso, é preciso um intervalo de 15 dias para receber outra vacinação. 

“A vacina não pode ser aplicada em crianças imunocomprometidas. Nós orientamos aos profissionais de saúde que, antes da aplicação, mostrem a seringa a ser utilizada e o volume a ser aplicado, aos pais e responsáveis, como medida de segurança. 

Ainda segundo a gestora Larissa, a vacinação com a Coronavac em crianças a partir de seis anos será em duas doses, com no intervalo entre 28 dias. 

Pfizer

Há uma semana, MS começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos com a vacina pediátrica da Pfizer. O Estado recebeu 36.600 doses para vacinar 301.026 membros dessa faixa etária. 

Até o momento, diz a SES, foram vacinadas 16.269 crianças de 5 a 11 anos, com Pfizer.