Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Cidades

Autorizado: quem tomou 1ª dose da Astrazeneca ou Coronavac pode tomar 2ª dose com Pfizer

Medida se chama ‘’intercambialidade de vacinas’’ divulgada nesta terça-feira

14 setembro 2021 - 20h46Por Thiago de Souza

O Governo de MS anunciou, nesta terça-feira (14), a autorização para a ‘’intercambialidade de vacinas’’ contra a covid-19. 

Segundo a divulgação, quem tomou a 1ª dose da Astrazeneca ou da Coronavac, pode tomar a segunda dose com o imunizante da Pfizer. 

No entanto, é preciso respeitar os prazos e intervalos definidos pelo programa de imunização. 

A autorização foi publicada em resolução 208, da Secretaria Estadual de Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Este último grupo reúne secretários de saúde de 79 municípios e técnicos estaduais. 

Sendo assim, os municípios estão autorizados a realizar a intercambialidade de doses a partir dos lotes da Pfizer que chegaram ao Estado na segunda-feira (13) e serão distribuídos aos municípios nesta terça-feira.

Sem riscos

Segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, do PSDB, estudos recentes apontam a eficácia da intercambialidade de vacinas contra a Covid-19.

“Temos constatações científicas de que essa medida apresenta segurança e pode levar ao aumento da resposta imunológica das pessoas”, constata o dirigente. 

Outro fator que influenciou a decisão foi o atraso no envio de lotes da Astrazeneca pelo Ministério da Saúde. A informação é que faltou o ingrediente farmacêutico que produz o imunizante.