A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

06/05/2022 16:11

A+ A-

Candidatos à CNH grátis reclamam do processo seletivo: 'só vovôs contemplados'

Detran-MS confirmou e justificou o resultado, divulgado nesta sexta-feira

Minutos após o Governo de MS divulgar a lista dos beneficiados com a ''CNH MS Social'', internautas reclamaram dos resultados, nesta sexta-feira (6), em Campo Grande. Eles destacam que a maioria dos beneficiados parar tirar CNH grátis é idosa. 

Uma das candidatas é Iasmim Schade, autônoma de 25 anos. Ele se inscreveu por não ter condições financeiras para bancar uma autoescola e preencheu todos os critérios para disputar a carteira de habilitação custeada pelo Governo. 

''Eu me assustei com a listagem. Eram só idosos. Deveriam ter variado mais'', relatou a moradora do Residencial Flores. Ela destaca que a seleção dos idoso foi majoritária, em todas as categorias: ''A, B, A e B'', tanto na ampla concorrência quanto na cota de portadores de deficiência. 

Ao analisar a lista de comtemplados, Iasmim observou que a maioria são de pessoas mais velhas, nascidas de 1946 a 1972. 

''O último da categoria B, ficou na posição 330 e nasceu em 1962, que é de ampla concorrência. De jovem, eu só vi uma pessoa, que nasceu em 1999, e ainda assim entrou na cota dos portadores de deficientes'', detalha a candidata. 

Neste primeiro momento, Iasmim diz que vai esperar por uma segunda chamada, caso haja candidatos desistentes ou reprovados. Caso não consiga, vai se inscrever novamente. 

''Fiquei frustrada, porque é o meu desejo tirar uma CNH... '', prometeu a autônoma. Um detalhe que chama a atenção é que, a campanha do Detran-MS, que divulgou o programa nas rede sociais, estrelou somente pessoas jovens. 

Confira aqui a lista de contemplados no CNH Social 

Resposta

O Detran justificou o resultado, dizendo que o primeiro critério de desempate seria a idade. Na sequência vêm os critérios de menor renda, maior número de integrantes na família e data e hora de inscrição. 

Ainda segundo o órgão de trânsito em MS, o critério de idade pesou, em razão de ser definido pela Constituição, pelo Estatuto do Idoso e Política Estadual do Idoso e o artigo 27, da lei federal 10.741: 

''O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada'', diz trecho do comunicado do Detran-MS. 

O que é o CNH MS Social 

O programa ''CNH MS Social'' vai beneficiar cinco mil pessoas de famílias carentes por ano com o pagamento de todos os custos do processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola, em relação as aulas práticas e teóricas, até o pagamento das taxas do Detran.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024