Frente fria? Nada disso, muito pelo contrário. Mato Grosso do Sul deverá encarar dias de extremo calor nos próximos dias e com temperaturas que poderão atingir até 39°C ou até mais em algumas regiões e cidades.
A mudança climática anunciada pela meteorologia, na verdade, deve passar apenas pelo Rio Grande do Sul, começando neste sábado (8) e evoluindo para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Mato Grosso do Sul, porém, ficará de fora. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu um alerta de onda de calor, classificando-o como 'grande perigo' começando nesta quinta-feira (6) e seguindo até o sábado (8). A onda de calor atinge parte do sul e do sudoeste sul-mato-grossense.
O Climatempo reforça a previsão de que a frente fria não estará atuando em Mato Grosso do Sul. No máximo, deverá provocar nebulosidade e causar algumas pancadas de chuva típicas do verão.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ressalta que se esperam temperaturas de até 39°C e umidade relativa do ar abaixo dos padrões, principalmente nas regiões sudeste, leste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a aproximação de uma frente fria, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica,, irão favorecer aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas na metade oeste de MS, além das regiões sudoeste e sul.
O deslocamento de cavados e o aquecimento diurno também favorecem a formação de instabilidades e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.