Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cidades

Negociação para retomada da obra da UFN3 avança e indústria deve gerar 9 mil empregos em MS

UFN3 pode ser tornar a maior produtora de fertilizantes nitrogenados do país

22 junho 2019 - 11h30Por Maressa Mendonça

As expectativas em relação a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN III), em Três Lagoas, que deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos em Mato Grosso do Sul, estão altas no Governo do Estado após a publicação do edital de retomada das vendas pela Petrobras. Segundo Reinaldo Azambuja (PSDB), as negociações estão adiantadas.

Durante agenda pública, Azambuja informou que o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, participou de uma reunião com o grupo russo, os pretendentes à compra da UFN III, na sexta-feira, dia 14, e deve participar de outro encontro no dia 9 de julho com os presidentes Evo Morales e Vladimir Putin, na Rússia, onde deve ocorrer a assinatura de um termo para o fornecimento de gás.

“Não tenho dúvida que a UFN3 será negociada e o que importa para Mato Grosso do Sul, além da retomada dos investimentos, é a geração de emprego”, declarou o governador.

A OBRA

Parada há anos, a obra que já consumiu mais de R$ 3,2 bilhões e seria considerada um marco na busca pela autossuficiência em fertilizantes do Brasil, foi interrompida e mantém cenário de abandono em Três Lagoas.

Se for retomada, a obra poderá reabrir cerca de 9 mil postos de trabalhos através da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3) da Petrobras, que  é um projeto com custo total estimado em R$ 4,2 bilhões.

O local será responsável pela produção de toneladas de ureia e sulfato de amônia, dobrando a produção brasileira e reduzindo de 70% para menos de 50% a dependência de importações do fertilizante.