A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

08/04/2019 10:50

A+ A-

Com projeto em escola pública, aluna pede ajudar para custear despesas nos EUA

Adolescente foi selecionada para apresentar projeto da Escola Estadual Teotônio Vilela no Arizona

Thailenny Dantas Rezende, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela, selecionada para representar a escola em uma feira internacional que acontece em maio, na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, pede ajuda da população para pagar as despesas no país estrangeiro.

A adolescente integra o projeto da escola que pesquisa os impactos da Leucena - planta exótica do México introduzida no Brasil - que se tornou uma ameaça para a flora do Cerrado sul-mato-grossense. Thailenny criou uma 'vakinha online' para quem puder ajudar. A garota informa que precisa de R$ 24 mil, mas até esta segunda-feira (8), havia recolhido apenas R$ 2,040,00. Thailenny já tem garantido apenas as passagens. 

Na descrição da Vakinha, a menina conta um pouco sobre como iniciou nos estudos de pesquisa. "Minha experiência com pesquisa teve início em 2017,quando ingressei no ensino Médio, e desde então esse novo mundo da pesquisa mudou a minha vida completamente, percorri feiras nacionais e internacionais juntamente com os meus orientadores Vagner Kleber de Almeida e Carlos César Gonzáles de Luna em busca de experiências e para mostrar a todos o nosso projeto".

A partir dele, o grupo já participou de feiras como: Fecintec e da Fetec em Campo Grande;  Mostratec, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. "Neste ano conseguimos participar da Febrace 2019 (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) que ocorre anualmente na USP em São Paulo, onde recebemos a oportunidade de apresentar o projeto na maior feira de ciências do mundo a Intel Isef que acontece no mês de maio no Arizona, nos Estados Unidos, porém não possuímos recursos suficientes para suprir todos os gastos, então gostaria de pedir a ajuda de vocês, para realizar mais um sonho do projeto".

Em entrevista ao TopMídiaNews, o professor de biologia, Vagner Cleber de Almeida, de 32 anos, que coordena o projeto ao lado do professor de geografia, Carlos César Gonzales de Luna, de 35 anos, informou que projeto apresentou avanços nos últimos tempos. "Algumas alunas fizeram o levantamento florístico para ver onde a planta existia em maior quantidade. Por meio deste levantamento, puderam fazer outras observações: uma delas é que a alface produzida na beira do córrego, se estiver próximo de uma Leucena, acaba morrendo ou com baixo crescimento", explica Vagner.

No Cerrado, a planta também representa ameaça para outras espécies. "A Leucena ameaça também algumas plantas frutíferas como a embaúba e a guavira [espécies do Cerrado Brasileiro]. Em 2017, as nossas alunas Thailenny e Bruna fizeram a parte de alelopatia [análise do dano causado por uma planta] e identificaram que a planta libera substância que acaba prejudicando outras plantas em uma competição. Atualmente, a aluna Thailenny dá continuidade à pesquisa. E, com isto, ela vem conquistando visibilidade em algumas feiras pelo país".

Para quem quiser ajudar, Thailenny, basta clicar aqui.

Escola premiada foi reformada e inauguração acontece hoje

O governador Reinaldo Azambuja visita a escola nesta segunda-feira (8), às 15 horas. O prédio da Escola Estadual Teotônio Vilela foi reformado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do programa “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”.

Serviço contemplou a reforma completa dos banheiros, pintura e fechamento de alambrado da quadra poliesportiva, colocação de piso de granilite, readequação da rede elétrica, modernização da iluminação com refletores de LED e manutenção da pintura geral da escola.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024