A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

04/09/2021 13:30

A+ A-

Emenda de Kim Kataguiri ameaça emprego de 5 mil frentistas de MS

A intenção da proposta é promover o autoatendimento nos postos de combustíveis, como acontece nos Estados Unidos e alguns países da Europa

As emendas propostas pelo deputado federal Kim Kataguiri, do DEM, para deixar o atendimento nos postos de combustíveis com o próprio consumidor, podem desempregar cerca de 5 mil frentistas em Mato Grosso do Sul.

O número regional foi passado pelo sindicalista José Hélio da Silva, presidente do Sinpospetro-MS (Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo). O sindicato entende que isso é um risco para a sociedade.

"Eu vejo de uma forma que não só gera o desemprego sobre a pessoa vinculada ao trabalho, mas também como um risco para a sociedade", alerta José Hélio.

A emenda proposta pelo deputado Kataguiri é válida na Medida Provisória 1.063, que autoriza a compra de etanol diretamente das usinas e a venda de combustíveis de outras marcas, situação aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro no mês de agosto.

A emenda segue em tramitação na Câmara Federal e, caso seja aprovada pela casa, poderão ser válidas ainda para este ano.

A intenção da proposta é promover o autoatendimento nos postos de combustíveis, como acontece nos Estados Unidos e alguns países da Europa.

Até agora, vigora a Lei 9.956, de janeiro de 2000, que proíbe os estabelecimentos de terem bombas para autoabastecimento, como explica a revista Exame. Pelos dados nacionais da Fenepospetro (Federação Nacional dos Frentistas), a emenda coloca em risco o emprego de mais de 500 mil frentistas em todo o Brasil.

Presidente do Sinpospetro entende que emenda é um risco para a sociedade.
(Foto: Divulgação)

Assim, O Sinpospetro-MS pretende, em breve, mostrar a importância da classe e os riscos sobre o manuseio incorreto do equipamento que, na prática, pode encarecer ainda mais os combustíveis.

A entidade pede também que os parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília também entrem nessa luta em defesa do trabalhador.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024