Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Comerciantes de Pedro Juan Caballero protestam por reabertura da fronteira

A manifestação na fronteira reuniu mais de 700 trabalhadores e comerciantes

22 setembro 2020 - 11h52Por Rayani Santa Cruz

Nesta terça-feira (22), centenas de pessoas se concentraram na Linha Internacional de Pedro Juan Caballero, lado paraguaio da fronteira com Ponta Porã. A Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero organizou o protesto e pede a reabertura da fronteira para o trânsito de pessoas, principalmente turistas.

Segundo informado pelo Ponta Porã News, os manifestantes se concentram em frente a Alfândega e na porta da Administração de Navegação e Portos.  Policiais conversaram com as pessoas e disseram que não iriam permitir que o acesso aos dois locais fosse impedido.

Entre os manifestantes estão cerca de 700 trabalhadores que foram demitidos nesta semana do Grupo Maxi, que fechou três lojas na cidade. Nos últimos 7 meses de pandemia, mais de 60% dos postos de serviço foram fechados no comércio da cidade causando desemprego nos dois lados da fronteira.

Na semana passada, o governo paraguaio começou a estabelecer um protocolo de comércio entre os países vizinhos e foi cogitada, inclusive, a abertura da Ponte da Amizade entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR) e comerciantes de outras cidades que não seriam beneficiados com a medida protestaram. A medida não agradou também os comerciantes de Ciudad del Este que também realizam um protesto nesta manhã pedindo a reabertura imediata das fronteiras.

Conforme o site, o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Víctor Barreto, citou que haverá bloqueios impedindo a entrada e a saída de mercadorias.

“Se as grandes empresas internacionais podem trabalhar, por que nós, pequenos e médios comerciantes não podemos manter nossas empresas funcionando, gerando emprego e renda?”, questionou.

A Administração de Navegação e Portos teve os portões fechados pelos manifestantes. O governo do Paraguai ainda não fez nenhum comunicado sobre a manifestação que ocorre em Pedro Juan e Ciudad del Este.