PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

23/10/2019 14:13

A+ A-

Duas meninas se afogam após ralo de piscina sugar cabelos; uma delas morreu

Uma das vítimas é filha do pastor e cantor evangélico Tales Lopes

Um banho de piscina terminou em tragédia para duas famílias paulistas na última semana, em São Paulo. Na noite do dia 14, em Americana, enquanto estava na água, a jovem Nikaellen Coelho teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina e ficou presa. Segundo o jornal O Liberal, a menina teria ficado cerca de 10 minutos sem respirar, até ser retirada por dois vizinhos que ouviram os pedidos de socorro de parentes.

Eles contaram que Nikaellen estava com o cabelo preso e os pés boiando. "A nuca estava colada na parede da piscina. Tentei (tirar) uma vez, não consegui. Na segunda, também não. Eu juntei as duas mãos colocando pressão, foi aí que soltou", disse um deles.

De acordo com informações da revista Crescer, assim que a tiraram da água, iniciaram os primeiros socorros. Quando chegaram ao local, os bombeiros encontraram a menina com pulsação. Ela foi socorrida e levada ao hospital, desde então segue internada.

"Nikaellen está entubada e estável. Estamos aguardando. No momento, ela está colocando a traquio para que volte mais calma", completou a mãe. No mesmo dia, em Viradouro, Rebecca, de 12 anos, filha do pastor e cantor evangélico Tales Lopes, passou pela mesma situação.

Segundo parentes, a garota também teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina e ficou presa. A adolescente chegou a ser socorrida com vida. Durante toda a semana, parentes e amigos pediram orações pelas redes sociais. Tales chegou a postar frases emocionadas pedindo a recuperação da jovem no perfil no Facebook. "Volta Logo, Rebecca. Papai está com saudades de ouvir sua voz", escreveu. A jovem, no entanto, não resistiu e morreu na última segunda-feira (21).

Como evitar acidentes

"Infelizmente, quase todos os dias acontecem acidentes em piscinas e muitas vítimas acabam morrendo", afirma Marcelo Mesquita, secretário executivo da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP). Os afogamentos podem ser evitados adotando medidas simples. João Marques Junior, coordenador administrativo da ANAPP, explica que a segurança e o bom funcionamento de uma piscina vão muito além do ralo.

"Existe uma série de aspectos envolvidos. O primeiro é o projeto técnico da piscina, que deve ser feito de acordo com as normas técnicas, atualizadas no ano passado, e desenvolvido por uma empresa especializada", diz. Caso compre ou alugue uma casa que já possua piscina, orienta-se contratar uma empresa especializada para vistoriar. 

"Orietamos todos os empreendimentos como hotéis, clubes e residências que atualizem sempre suas piscinas. O balanceamento hidráulico, por exemplo, ajuda a evitar que a sucção dos ralos não seja superior ao permitido", completa Marcelo.

"Trinta segundos é tempo suficiente para acontecerem acidentes fatais. Nunca deixa uma criança, nem mesmos adultos, sozinhos em uma piscina", finaliza secretário executivo da ANAPP. Confira as recomendações para aumentar a segurança nestes locais:

  • os ralos devem ter tampas antiaprisionamento com microfuros que impeçam a retenção de cabelo ou alguma parte do corpo;
  • os bocais nas bordas também devem ter tampas, evitando qualquer acidente com sucção;
  • quando mergulhar, mantenha distância dos ralos e bocais;
  • quanto maior a quantidade de ralos, mais segura a piscina;
  • é fundamental ter, fora da piscina, um botão para desligar o bombeamento;
  • sempre que possível, utilize com a bomba desligada;
  • instale grades para isolar a área da piscina;
  • coloque capa de proteção quando a piscina não tiver sendo utilizada.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024