Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

Não é só a Amazônia: PMA flagra 7 desmatamentos ilegais todos os meses em MS

Desmatamentos são agravados com incêndios criminosos neste período de seca

29 setembro 2019 - 09h30Por Nathalia Pelzl

De janeiro a julho de 2019, a PMA (Polícia Militar Ambiental) já fez mais de 44 autuações e aplicou mais de R$ 1 milhão em multas por desmatamentos ilegais de 1.303,59 hectares, o equivalente a 7,3 flagrantes por mês.  Além dos desmatamentos, nessa época de estiagem, a PMA reforça ações de combate a incêndios.

Segundo informações do tenente-coronel Edmilson Queiroz, a fiscalização nunca para. “A gente fiscaliza normalmente, agora, por exemplo, nós estamos na operação papagaios, se a gente encontra desmatamentos ou levantamentos que fizemos por imagens satélites, que tenha algum local com desmatamento, e a gente consultou e é ilegal, nós vamos lá e fazemos as autuações”, descreve.

Ainda segundo Queiroz, a prioridade é a fiscalização do ambiente como um todo, não apenas pesca ou tráfico de animais.

“O ambiente é um sistema e esse sistema tem interconexão, a gente tem a preocupação com o todo, dando prioridade para alguns momentos em que há uma necessidade maior em algum setor. Mas nunca deixamos de fiscalizar o todo”, destaca.

A PMA é responsável por fiscalizar, coibir as atividades poluidoras do meio ambiente e programar campanhas educativas na área ambiental.

Além dos danos ao meio ambiente devido ao desmatamento, esse ato, de acordo com Constituição é crime, e pode resultar em medidas administrativas e multas ao autor.