PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

17/11/2020 20:38

A+ A-

Fronteira com MS: vírus raro e mortal volta a circular e já matou três pessoas na Bolívia

Doença causa uma febre hemorrágica e não tem cura, apenas tratamento dos sintomas

A Bolívia emitiu alerta em razão da circulação do Chapare, um vírus raro e que causa uma febre hemorrágica. Até o momento, três pessoas morreram no país que faz fronteira seca com Corumbá. 

Conforme o Catraca Livre, a doença já está sendo monitorada por autoridades bolivianas e até norte-americanas. 

“Nosso trabalho confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados — e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde”, disse Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos EUA.

De acordo com os cientistas, o vírus é de uma família viral, os arenavírus, capaz de provocar sintomas parecidos com os do Ebola e da dengue, como febre, dores abdominais, vômitos, erupção cutânea e dor atrás dos olhos.
Geralmente, a transmissão ocorre a partir do contato de humanos com roedores infectados, porém, acredita-se que fluidos corporais podem carregar o vírus.

Ainda segundo destacado, ao contrário do novo coronavírus, que é transmitido pelo ar, o Chapare pode ser passado pelos fluídos corporais e sendo assim é mais fácil de se controlar a doença. No entanto, ela não é menos perigosa que as demais. 

Em 2019, o Chapare infectou cinco pessoas em uma região de mesmo nome, perto de La Paz, matando três delas. O microorganismo havia sido identificado no mesmo local em 2004 e desde então havia desaparecido, até ressurgir.


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024