A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

10/08/2021 14:44

A+ A-

Hospital Regional recebe 18 mil doses de Polimixina B

Hospital sofre desde novembro do ano passado com a falta desse antibiótico, devido à demanda mundial ocasionada pela pandemia da covid

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu 18 mil doses de Polimixina B, antibiótico de amplo espectro para minimizar as infecções acometidas por bactérias multirresistentes, muito comuns no uso prolongado de ventiladores mecânicos.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que foram tomadas todas as ações necessárias para garantir o abastecimento de medicamentos.

Nunca deixamos de suprir o Hospital Regional em todos os insumos.  Houve problemas de desabastecimento mundial de certos medicamentos. Fizemos todo o possível para garantir o fornecimento desses medicamentos”, disse.

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul sofre desde novembro do ano passado com a falta desse antibiótico, devido à demanda mundial ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. 

Conforme divulgado pela assessoria, em dezembro as empresas enviaram ao HRMS ofícios relatando a dificuldade para a fabricar a Polimixina B, alegando que a aquisição dos insumos, provenientes da China, estavam cada vez mais difíceis de viabilizar.

Há alguns contratos vigentes de Polimixina B no HRMS; uma das empresas chegou a fracionar a entrega em várias parcelas e fez o último envio do medicamento em março deste ano, deixando de entregar outros três 3 lotes. 

Conforme o diretor-presidente do HRMS, Lívio Viana de Oliveira Leite, a empresa foi notificada, multada, e mesmo assim, não cumpriu com o contrato. 

“Temos empenhos, e entregas em atraso e infelizmente as fabricantes dão sempre a mesma resposta: falta de matéria-prima para produção. O Ministério Público já foi acionado, as empresas multadas, conforme cláusulas contratuais, mas infelizmente as entregas ainda estão em atraso”.

Uma força-tarefa do Setor de Compras do HRMS fez buscas nos processos e empenhos e encontrou uma distribuidora que aceitou honrar o contrato atrasado, entregando 18.505 ampolas do medicamento. 


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024