A+ A-

domingo, 19 de maio de 2024

Busca

domingo, 19 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

13/02/2021 13:30

A+ A-

Atrasos e falta de examinadores são obstáculos para conquista da CNH em MS

Instrutor alega que tem alunos esperando há mais de um mês para fazer a prova

Instrutor de uma autoescola de Campo Grande, de 40 anos, que terá o nome preservado, afirma que aqueles que sonham em tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passam por grandes dificuldades na hora de marcar a prova prática no Detran–MS (Departamento Estadual de Trânsito).

Segundo ele, existem apenas quatro examinadores para atender os alunos da cidade e o site fica até fora do ar na hora de realizar o agendamento pelo portal. 

“A banca é móvel, atende o estado inteiro, chega algumas vezes que, na hora de marcar, nunca tem vaga. O Detran recebe dinheiro da via do aluno para marcar exame, porque precisa pagar primeiro para conseguir o agendamento. As vagas são liberadas toda sexta-feira, às 7 horas, para Campo Grande toda. Esgotam em três minutos porque ficam todas as autoescolas tentando marcar. O sistema fica fora do ar até”, diz o instrutor.

Ele destaca que o correto seria o Detran não receber antecipado, já que existem filas em atraso com mais de um mês. 

“Tem gente tentando marcar há mais de quatro semanas, são muitos alunos. Eles acabam culpando a autoescola quando isso acontece e o Detran tinha que fazer algo para melhorar”, afirma o rapaz. 

Detran

O Detran-MS  justifica que, devido ao período da pandemia, foram reduzidos os números de alunos para passar pela prova presencial.

Confira a posição do órgão na íntegra:

Quanto aos exames, ressaltamos que ainda estamos passando por período de pandemia, devendo ser respeitadas as medidas de biossegurança. Dessa forma, a lotação das salas de aplicação de prova teórica deve ser de no máximo 30%, conforme decreto do município.

Semanalmente são aplicados 590 exames teóricos em Campo Grande. Ainda assim, são dimensionadas salas extras para atendimento esporádico como foi o caso de dezembro onde ampliamos em mais 600 agendamentos devido ao acúmulo de candidatos. Em consulta ao sistema, observamos que não há esgotamento das vagas para prova no DETRAN Sede, ou seja, em alguns dias da semana, ficam vagas disponíveis (não preenchidas).

Quanto aos exames práticos de direção veicular, são aplicados semanalmente 530 exames de categoria B (carro) e 400 exames de categoria A (moto). A Banca Examinadora do DETRAN-MS conta atualmente com 56 servidores na ativa (há servidores do grupo de risco que estão afastados) exercendo a função, atendendo 74 municípios no estado. 

Em Campo Grande, diariamente são de 8 a 10 servidores examinadores que compõem as comissões de exames. Os municípios do interior são atendidos por Bancas Volantes, as quais são compostas conforme a demanda (quantidade de exames) de cada localidade.

Acrescentamos  que, devido à Pandemia, havendo suspeita de contaminação, deve ocorrer o isolamento do profissional, impactando também na prestação do serviço. Salientamos que todos os esforços e recursos são aplicados para atender nossa demanda dentro de todas as restrições impostas pelo atual cenário pandêmico.

No caso dos exames práticos, foi disponibilizado, inclusive, a realização de exames na categoria B aos sábados, com 120 vagas.  Esclarecemos ainda,  que conforme previsto pela Portaria CONTRAN 195/2020 os prazos para conclusão dos processos de primeira habilitação permanecem interrompidos visando não gerar qualquer prejuízo aos candidatos.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO