A+ A-

terça, 30 de abril de 2024

Busca

terça, 30 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

23/01/2015 09:53

A+ A-

Investigada pelo MPE, Nilcatex vai vender kit escolar pelo 10º ano seguido

Máfia dos Uniformes

Investigada por acusações como superfaturamento e direcionamento de licitações, a empresa Nilcatex Têxtil vai, novamente, fornecer os kits de materiais escolares para a Prefeitura de Campo Grande. Este é o 10º ano seguido que a fornecedora vende para a Prefeitura de Campo Grande, onde atua desde 2006, ainda na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad, do PMDB.


Em Mato Grosso do Sul, a empresa é conhecida por ganhar diversos editais em prefeituras, e também no Governo do Estado. Nesta semana, a Prefeitura de Campo Grande voltou a “copiar” ata de licitação realizada em Cotia (SP), o que beneficia, mais uma vez, a Nilcatex, que mantém o fornecimento de kits, ao custo de pelo menos R$ 8 milhões, para a Rede Municipal de Ensino.


A adesão foi publicada na edição do dia 13 de janeiro, do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).


Ano passado, logo após assumir a prefeitura, Gilmar Olarte, do PP, adotou a mesma estratégia e usou a chamada “adesão de licitação” com o processo realizado em Cotia. A desculpa é que não havia tempo hábil para realizar o processo. Neste ano, mesmo após nove meses de administração, Olarte optou por realizar a mesma estratégia, e ainda “na surdina”, em qualquer comentário a respeito.


A Nilcatex, com sedes em Blumenau (SC) e Campo Grande (MS), é a empresa pivô da chamada Máfia dos Uniformes, revelada em 2012 pela Revista Istoé. A Nilcatex é investigada pela Polícia Federal em Roraima, São Paulo e Paraná. Em MS, é alvo de inquérito do Ministério Público.


Segundo a publicação, a Nilcatex é investigada por integrar um cartel de fornecedoras de uniformes para escolas da rede pública. Ela figura em um esquema de fraudes que envolve pagamento de propina, financiamento de campanha e superfaturamento.

No Paraná, a empresa foi alvo de fortes denúncias de superfaturamento por parte da Prefeitura de Cascavel.


Em MS, a empresa já foi alvo de denúncias na Capital e pelo menos três outras três prefeituras do município.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias