A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

23/11/2021 12:40

A+ A-

Ministra Damares Alves visita Campo Grande amanhã

A ministra do MDH (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos), Damares Alves, foi chamada pelo deputado Luiz Ovando

A ministra do MDH (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos), Damares Alves, visita Campo Grande nesta quarta-feira (24), a convite do deputado federal Luiz Ovando (PSL). Ela apresenta o Programa Famílias Fortes a secretários municipais de assistência social, conselheiros tutelares, gestores municipais e líderes religiosos, público-alvo para a implementação de parcerias nos Municípios.

O evento acontece a partir das 9 horas, na Comunidade Cristã Aliançados Arena, na Avenida Mato Grosso, 4.840, Jardim Veraneio, em Campo Grande.

Segundo o governo federal, o programa 'Famílias Fortes' se baseia em "uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos".

O deputado federal Luiz Ovando (PSL) explica que o programa é executado por meio de parcerias com os municípios, organizações da sociedade civil e instituições federais. “Daí a importância de os gestores municipais, especialmente, entenderem como funciona o Famílias Fortes para que seja implementado na maioria das cidades”, observa Ovando.

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, pasta comandada pela secretária Luciana Azambuja, pediu reunião com a ministra para tratar de assuntos pertinentes a pasta. Porém, segundo a assessoria de Azambuja, o horário também não foi confirmado pela ministra. 

Programa Famílias Fortes

Segundo a pasta da ministra, na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como, ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros. 

Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família. 

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual, que detalha todas as atividades e o tempo de cada uma, e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias

O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.  

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias